Prefeita Renata Braga acompanha saída de pacientes em mutirão da catarata
O Departamento de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira encaminhou, desde janeiro, 343 pacientes para realizarem cirurgia de catarata na cidade de São Carlos. Foram feitos vários mutirões com o objetivo de zerar a fila de espera por este procedimento.
A catarata consiste na opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural do olho). Geralmente atua de maneira progressiva. Inicia-se com a diminuição da acuidade visual mesmo com correção óptica. É uma doença ocular que pode ser congênita (mais rara) ou adquirida, que é a forma mais frequente. As cataratas adquiridas, em geral, ocorrem em pessoas acima dos 60 anos e também são conhecidas como cataratas senis (envelhecimento do cristalino).
Além de causar a diminuição da visão, as pessoas podem observar imagens duplas, confusão para ver e distinguir cores, alteração frequente do grau de óculos, muita dificuldade para a leitura e a distância também e visão pior com luminosidade. Pode ocorrer bilateralmente e ainda é a maior causa de cegueira no mundo, atingindo milhões de pessoas.
“Estamos diminuindo a espera pelas cirurgias eletivas, como a da catarata, para que nossa população tenha mais qualidade de vida. Quero parabenizar o Departamento de Saúde, dirigido pela Edeltraut Zoia, que tem atuado com muita humanização para com nossa gente”, comentou a prefeita Renata Braga ao receber os relatórios sobre cirurgias.
Além da catarata, o Departamento de Saúde também encaminhou 116 pacientes para a cirurgia de pterígio – também conhecido por “carne no olho”, uma alteração na membrana transparente do olho chamada conjuntiva – e outros 21 para tratamento de glaucoma – afecção do olho caracterizada pelo aumento da pressão intraocular e lesão irreversível do nervo óptico que causar perda da visão.
Ainda estão previstas para este mês outras 25 cirurgias de catarata.
Fonte: AC