O Kung Fu paulista comemora uma importante conquista. Pela primeira vez, este esporte foi incluído no quadro de modalidades dos Jogos Abertos do Interior, maior evento esportivo da América Latina.
As competições aconteceram no domingo, dia 20 de outubro, na cidade de Mogi das Cruzes, mas ainda não contam para a pontuação geral das cidades, uma vez que foi uma modalidade extra (demonstração).
Porém, a expectativa da Federação Paulista de Kung Fu (FPKF) é que, em 2015, a modalidade participe de forma oficial.
Porto Ferreira, cidade com forte tradição nesta arte marcial em âmbito nacional e internacional, esteve presente nas disputas neste domingo em Mogi com três lutadores: Paloma Moretto, Everton Juliano Bastos e Aires Ramos dos Reis, que foram acompanhados pelo professor Antonio Silva, da Academia Fábrica da Luta.
Modalidades extras
Em todas as edições dos Jogos Abertos do Interior, a cidade-sede e a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude indicam algumas modalidades que não estão no rol de competições oficiais para integrar a grade do evento, porém sem contar pontos.
Muitas modalidades pleiteiam isso com o objetivo de divulgar o esporte e concorrer para se tornar modalidade oficial nos anos seguintes.
Nesta edição, em Mogi das Cruzes, foram onze: badminton, beach tênis, beisebol, ginástica estética, caratê kiokushin oyama, levantamento básico de supino, MMA olímpico, rugby, skate, strongman kung fu. As demonstrações “extras” aconteceram no último final de semana. (TN)
Sanda (combate) e Tao Lu Tradicional foram incluídas nas disputas.
No Sanda, foram realizadas lutas nas categorias adulto masculino até 63 kg, 70kg, 77 kg, 84 kg e acima de 90 kg, e também feminino até 52kg, 57 kg, 63 kg e 70kg.
Já no Tao Lu Tradicional, foram disputadas as categorias Mãos do Norte, Mãos do Sul, Facão, Bastão e Lança, em faixa etária única (16 e 26 anos), tanto no masculino como no feminino. A exemplo das competições oficiais, a disputa em Mogi das Cruzes ocorreu em ringue alto sem cordas. As lutas foram em melhor de três rounds, de dois minutos por um minuto de descanso, com o uso de equipamentos de proteção: luvas 8oz (até 63 kg) e 10oz (acima de 63 kg), protetor de tórax e capacete aberto, além de protetor bucal e genital.
A cidade de Porto Ferreira, representada pela a equipe Fábrica da Luta, conquistou medalhas nas categorias:
(Medalha de ouro até 57 kg feminino) Paloma Moretto – Campeã
(Medalha de ouro até 63 kg masculino) Everton Juliano dos Santos – Campeão
(Medalha Prata até 70 kg masculino) Aires Ramos dos Reis – Vice -campeão.
O técnico foi o prof. Antônio Silva, que comentou: “Com esses resultados e demonstrações constantes do trabalho, a equipe ainda tem a esperança de obter um apoio mínimo do governo municipal para os esportes individuais, como as lutas, que escrevem incansavelmente o nome da cidade de Porto Ferreira no cenário esportivo”.
Como medidas de incentivo, o professor citou: desenvolvimento de projetos para as categorias de base de esporte individual; criação de um ranque atlético municipal; destino de recursos como uma bolsa atleta ferreirense; estabelecimento de um calendário anual e divulgação de resultados pelas diversas mídias, como medida de incentivo e motivação para os praticantes e estímulo para crianças e jovens da cidade.