Reunião entre prefeita, assessores e veterinários no Paço Municipal
A castração é um procedimento cirúrgico relativamente seguro e que favorece rápida recuperação do animal (aproximadamente uma semana). É executado com anestesia geral, o que proporciona ao animal o mínimo de desconforto.
Nesta cirurgia são retirados os ovários e o útero em fêmeas e os testículos em machos, órgãos responsáveis pela reprodução. Os cães e os gatos podem ser castrados a partir dos seus 4 meses de idade, sem que isto interfira no seu desenvolvimento normal.
O projeto
A esterilização cirúrgica (castração) de cães e gatos será realizada por médicos veterinários voluntários. Antes de ir para a cirurgia, há uma orientação do pré e pós operatórios e verificação se o animal tem condições físicas e de saúde para ser operado.
Para participar do projeto, o proprietário deve obrigatoriamente residir no Município de Porto Ferreira, e ser considerado de baixa renda.
O animal deve obrigatoriamente:
• Ser um cão ou gato (macho ou fêmea);
• Ter a partir de 6 meses de idade;
• Estar livre de doenças e parasitas (pulga, sarna, carrapato etc.);
• Estar em boas condições de higiene (limpo).
Para participar do projeto de castração a Prefeitura fará um cadastramento nos bairros, com divulgação de outras informações com antecedência. Será necessário levar cópia do comprovante de residência e de renda familiar. Para o cadastramento, não é necessário levar o animal.
Este mês a prefeita Renata Braga a assessores da área da Saúde se reuniram com médicos veterinários no Paço Municipal. O objetivo foi buscar sugestões ao projeto de castração e também sobre a instalação, provavelmente no mês de janeiro, de um centro cirúrgico para animais.
Fonte: AC