Dori Américo na Conferência Nacional dos APLs
O diretor de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Dori Américo, representou Porto Ferreira na 6ª Conferência Nacional de Arranjos Produtivos Locais (APLs), realizada de 3 a 5 de dezembro, em Brasília.
O evento proporcionou intercâmbio com economias de todo o Brasil, alicerçadas em atividades consideradas arranjos produtivos, tais como calçados, móveis, apiários, semijoias, petróleo e muitos outros.
Porto Ferreira é reconhecida como a Capital Nacional da Cerâmica Artística e APL de Cerâmica e Decorações de Interiores. Recentemente, o seu polo vidreiro tem realizado um grande salto de desenvolvimento.
A 6ª Conferência Nacional de APLs contou com uma extensa programação entre painéis de apresentações, fóruns de debates, oficinas de planejamento, exposições e ampliação de redes de relacionamento, para troca de experiências entre os arranjos.
“A retomada estratégica da nossa cidade, da sua condição de Arranjo Produtivo Local, foi uma das tônicas do plano de governo da prefeita Renata Braga. Por conta disso, almejamos para 2014 um amplo diagnóstico, focando o nosso potencial empresarial e, paralelo a isso, a implantação de um Centro de Inteligência Competitiva, para mapearmos os riscos e as oportunidades e trabalharmos planejadamente as informações setoriais”, lembra Dori Américo.
Este núcleo abasteceria o Departamento de Desenvolvimento Econômico com informações sempre atualizadas, que seriam utilizadas para decisões estratégicas junto ao setor ceramista e os demais do APL. “Além desse conjunto de ações, incrementaremos o direcionamento do nosso APL para as diretrizes da chamada Economia Criativa, seguindo orientações do Sebrae São Carlos, e buscaremos apoio junto ao Sindicer e outras entidades representativas dos segmentos que compõem a cadeia produtiva ferreirense de decoração de interiores”, concluiu o diretor.
Fonte: AC