Além de garantir a universalização do abastecimento de água em Porto Ferreira, a Foz se preocupa com a qualidade da água fornecida aos moradores. A concessionária, responsável pelos serviços de água e esgoto do município, assegura a qualidade da água que chega aos clientes adotando processos adequados e monitoramento constante para analisar suas propriedades.
Graças ao tratamento realizado pela concessionária, os ferreirenses podem beber a água diretamente da torneira, sem necessidade de filtros ou aplicação de produtos químicos. Algumas características vistas de forma receosa pelos moradores, como água branca e cheiro de cloro, são sinais de qualidade e não impedem seu consumo.
A coloração branca é provocada por pequenas bolhas de oxigênio, geradas devido à grande pressão nas redes de abastecimento. Isso não afeta a qualidade da água e não significa excesso de cloro, já que o produto não possui cor. Para que a água fique incolor, basta deixá-la por alguns instantes em um copo.
Quanto ao cheiro e gosto do cloro, a Foz esclarece que o produto é o “selo de garantia” da água. A sua utilização garante a eliminação de bactérias e micro-organismos que fazem mal à saúde. A aplicação do cloro no tratamento da água, além de exigida pelo Ministério da Saúde, é recomendada também pela Organização Mundial da Saúde.
“A Foz realiza todo o procedimento necessário para garantir água pronta para beber. O consumidor de Porto Ferreira tem que se preocupar apenas com a manutenção e limpeza de sua caixa d’água para evitar a contaminação da água”, ressalta Márcio Tanajura, diretor da Foz.
Todo o tratamento da água e o fornecimento são monitorados periodicamente pela Foz. Na Estação de Tratamento de Água (ETA), além de contar com equipamentos on-line que registram a todo momento parâmetros importantes para o tratamento, os integrantes da companhia analisam de hora em hora a qualidade do recurso hídrico, tanto na captação quanto na distribuição.
Além disso, são realizadas análises em vários pontos da cidade, para verificar as propriedades da água após percorrer a rede de abastecimento. Caso o cliente, ainda assim, tenha dúvidas sobre a condição da água que chega a sua residência, a concessionária disponibiliza um laboratório móvel, que verifica a qualidade no local.
Mensalmente, a Foz entrega à Agência Reguladora e à Vigilância Sanitária os relatórios das análises laboratoriais, que comprovam a qualidade da água. Todo o tratamento executado atende aos requisitos do Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 2.914, e pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, pela Resolução SS 65.
Foz realizará manutenção preventiva no 0800
A Foz informa que dia 07, terça-feira, a partir das 19:30 horas realizará a manutenção preventiva no servidor da Unidade de Porto Ferreira, com duração prevista de 2 horas para o término. Informamos que durante o período da manutenção o 0800 771 0001 não estará operando.
Em caso de emergência a Foz atenderá através do telefone 3589-3515.
Todos os esforços serão aplicados para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível.