A Seção de Controle de Vetores de Porto Ferreira divulgou este mês alguns números sobre os trabalhos de combate à dengue no município em 2013, ano em que uma epidemia da doença no primeiro semestre atingiu praticamente todo o Estado de São Paulo.
Porto Ferreira fechou o ano com um total de 337 notificações, sendo que, destas, 131 foram de casos positivos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Apenas para comparação, em 2012 o município registrou somente 13 casos da doença. Em 2014, até agora foram três notificações, com uma negativada e duas ainda aguardando resultado. O último caso de dengue em Porto Ferreira foi registrado em julho do ano passado.
No balanço divulgado pela Seção de Controle de Vetores consta que a equipe recolheu durante o ano de 2013 um total de 12.686 pneus inservíveis. Como é de conhecimento geral, o mosquito transmissor se reproduz em água parada e pneus velhos armazenados sem os devidos cuidados servem como criadouros. Desse total, 5.805 estão guardados em galpão da Prefeitura e o restante já foi retirado por empresas que fazem comercialização do produto.
O Controle de Vetores informou também que foram feitas 75,5 mil vistorias, sendo que em 46,9 mil os imóveis estavam fechados. “Gostaria de pedir à população que abra suas casas para a visita de nossos agentes. Eles estão identificados com jalecos ou camisetas, bolsas, crachás com o nome e o telefone do Controle de Vetores, que é o 3581-2299. Se a pessoa estiver em dúvida, é só ligar para a gente e confirmar”, disse o chefe da Seção, José Antônio de Thomazi.
Ainda segundo o relatório, em 2013 foram feitos 4,2 mil bloqueios com nebulização de veneno em imóveis.
Fonte: AC