Prefeita Renata Braga leva palavras de apoio a pacientes que fizeram cirurgia de catarata
Depois de realizar cerca de 300 cirurgias entre abril e dezembro de 2013, o Departamento de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira deu prosseguimento este ano aos mutirões de catarata.
Desde 1º de janeiro já foram encaminhados 54 pacientes para avaliação e cirurgia. A última turma embarcou no sábado (02/02) para São Carlos, onde são realizados os procedimentos. A prefeita Renata Braga acompanhou a saída para o retorno pós-cirurgia na tarde da última segunda-feira.
“Ainda temos muitas pessoas que necessitam desta cirurgia, mas com o empenho da equipe do Departamento de Saúde, do vice-prefeito Dr. Carlos Eduardo e de colegas estamos desafogando esta demanda”, comentou Renata Braga.
A catarata consiste na opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural do olho). Geralmente atua de maneira progressiva. Inicia-se com a diminuição da acuidade visual mesmo com correção óptica. É uma doença ocular que pode ser congênita (mais rara) ou adquirida, que é a forma mais frequente. As cataratas adquiridas, em geral, ocorrem em pessoas acima dos 60 anos e também são conhecidas como cataratas senis (envelhecimento do cristalino).
Além de causar a diminuição da visão, as pessoas podem observar imagens duplas, confusão para ver e distinguir cores, alteração frequente do grau de óculos, muita dificuldade para a leitura e a distância também e visão pior com luminosidade. Pode ocorrer bilateralmente e ainda é a maior causa de cegueira no mundo, atingindo milhões de pessoas.
Fonte: AC