Projeto de Proteção Escolar desenvolvido na Emef Professora Ruth Barroso Teixeira em 2013 pelos GCMs Dresler e Messias
Mais uma iniciativa em conjunto das áreas de segurança e educacional pretende despertar nos alunos da rede municipal de ensino a consciência sobre os temas drogadição e cidadania, entre outros.
O projeto “Ajudante da Guarda Municipal – Fazendo a Diferença” foi criado pela equipe da Emef Professora Ruth Barroso Teixeira (Jardim Porto Bello) e os guardas civis municipais Rodrigo Dresler e Messias Germano. O objetivo é instruir os estudantes em dois temas específicos: drogadição e cidadania. Este último tema envolvendo vários outros subtítulos, como “bullying”, trabalho infantil, segurança pública, injustiça social, portadores de necessidades especiais e o respeito por eles, constituição, desemprego, trânsito seguro, liberdade de imprensa, direitos e deveres do cidadão, educação, preconceito de toda forma, entre outros.
O projeto visa incentivar também a participação de voluntários – no caso, os alunos – no desenvolvimento de ações e projetos educativos e de cidadania realizados em benefício da escola e da comunidade.
Ação
Com o apoio dos livros da Coleção Verde Amarelo dos volumes “Drogas Não” e “Cidadania”, os GCMs Dresler e Messias iniciarão os trabalhos de conscientização em conjunto com o suporte pedagógico das escolas e de vídeos e textos selecionados.
“Após aulas com os 4º e 5º anos, formaremos grupos produtivos em que seus membros se tornarão guardas municipais mirins. Esses alunos selecionados se prepararão para dividir o aprendizado com os outros alunos da rede municipal. Com data marcada, irão até a escola juntamente com direção e GCMs para palestra, quando compartilharão todo o aprendizado nas aulas anteriormente oferecidas na Unidade Escolar de origem”, explica o GCM Messias.
Os GCMs mirins serão responsáveis por passar o conteúdo dos livros trabalhados para os colegas, dividindo experiências, dúvidas e tudo o que foi assimilado, sendo disponibilizado aos colegas das outras escolas os mesmos materiais que lhe foram oferecidos.
“Paralelo ao trabalho com os livros do projeto, vamos realizar visitas sociais, culturais, em alguns órgãos públicos, fazendo um trabalho de resgate e mostrando um pouco mais do trabalho de um guarda municipal como agente protetor”, completou o GCM Dresler.
Motivação
O projeto nasceu da necessidade de se resgatar valores como colaboração, convivência, atenção, respeito, responsabilidade, incentivo na procura por uma profissão, boas maneiras, o que torna uma sociedade mais estruturada e fraterna.
A escola como formadora de cidadãos tem a função e o compromisso de conscientizar os alunos sobre a importância dos direitos e deveres e da participação ativa na sociedade desde cedo, sabendo que sua contribuição é essencial.
Avaliação
A avaliação se dará continuamente durante e após o desenvolvimento das atividades, por meio de observação constante e trabalhos avaliativos. Para tanto, é necessário que o professor contextualize assim o tema do projeto com o cotidiano escolar.
A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações, reformulando, acrescentando ou subtraindo atividades, de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
Fonte: AC