Numa cerimônia que foi um verdadeiro encontro de gerações, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sud Mennucci deu início na manhã do último domingo (16/02) às comemorações de seu centenário com um ato solene.
A prefeita Renata Braga ficou impossibilitada de comparecer ao evento, uma vez que uma emergência de saúde com seu pai, o vereador Dorival Braga (PSB), a fez acompanhá-lo para tratamento em Ribeirão Preto ainda na madrugada de domingo.
No entanto, vários diretores de Departamentos Municipais, vereadores, comunidade escolar, alunos e ex-alunos, professores atuais e antigos participaram do momento marcante na história do município.
A mesa principal foi composta por Evilásio Fratini (representando os ex-diretores), Dr. Dércio Melara (representando os ex-alunos), Conceição Greve (representando os ex-professores), Aparecido Bruno (representando os ex-funcionários), Maria Regina Nascimento Nery (diretora do Departamento de Educação), Flávia Lucato Gomes (diretora da unidade escolar), Lucimeire dos Santos (dirigente de ensino de Pirassununga) e os vereadores Miguel Bragioni (PMDB), Marcelo Nery (Solidariedade), Rômulo Rippa (PSD), Alessandro Rossi Bertazzi, o Dentinho (PSDB), e Luiz Antônio de Moraes, o Maguila (PPS).
Nos discursos, a lembrança de quem estudou ou trabalhou na escola, muitas histórias e homenagens ao patrono Sud Mennucci. Os presentes também foram brindados com uma apresentação do Madrigal Gaudetê.
Na oportunidade, foi anunciada a criação de uma comissão formada por pessoas ligadas à escola, que irá dirigir outros eventos que ainda serão realizados durante o ano para comemorar o centenário.
Também foi anunciada a determinação da prefeita Renata Braga para a realização de obras de conservação da escola, garantindo que, no ano de seu centenário, seja possível manter sua história ainda mais viva.
Outro trabalho será voltado para regularizar a documentação imobiliária. Em julho de 2002, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) deliberou aprovar o parecer favorável ao tombamento da Emef Sud Mennucci, assegurando sua preservação. Em maio de 2011 o Governo do Estado de São Paulo transferiu o domínio e cedeu os direitos possessórios, através de doação, do prédio da escola para o município de Porto Ferreira.
No entanto, são grandes as dificuldades de regularização, uma vez que os documentos foram lavrados no Cartório de Pirassununga, que, à época, era circunscrição de Porto Ferreira para registro de imóveis. Servidores municipais já realizaram diversas buscas naquele cartório, mas os cuidados necessários para manusear os volumosos e frágeis livros e a burocracia inerente a alguns órgãos públicos têm dificultado o trabalho.
A Prefeitura também tem trabalhado na obtenção de recursos e apresentação de projetos ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, conforme determinação da prefeita Renata Braga.
A cerimônia de domingo contou com o apoio de empresas, como Café Pacaembu, Lu Mais Festas e Magali Festas, a quem a direção da escola agradece.
Fonte: AC