O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Para comemorar esta importante data e que não deve ser só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, o Departamento de Educação da Prefeitura de Porto Ferreira, em parceria com a Foz (concessionária dos serviços de água e esgoto), diversos Departamentos da Prefeitura e Escola da Família da EE Professora Pedrina Pires Zadra realizaram no último sábado (22/03), na praça Cornélio Procópio (central) atividades que levassem a conscientização da população em atitudes que colaborem para a preservação e economia da água.
As atividades desenvolvidas foram: apresentação de músicas; experiências apresentadas por alunos de 6º ao 9º anos da Rede Municipal; informações sobre os cuidados com objetos que acumulam água; controle da poluição de mananciais; atividades esportivas; apresentação de dança hip hop; orientações em caso de enchentes, alagamentos etc.; preservação do meio ambiente por meio da Associação dos Canoeiros do Rio Mogi Guaçu e a Escola da Família, com distribuição de frases elaboradas pelos alunos de 6º anos.
O Departamento de Educação continuará a desenvolver o tema água, principalmente no que diz respeito a não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Já a Divisão de Meio Ambiente, que fez apresentação do cultivo de verduras por meio de hidroponia, também distribuiu 180 mudas para plantio urbano, de resedá e oiti, e durante a semana está realizando palestras nas escolas Professora Ruth Barroso Teixeira, Professor Agostinho Garcia e Caic Professor João Teixeira.
A Defesa Civil, por sua vez, entregou mais de 400 sacolas com kits informativos sobre cuidados com enchentes e desastres naturais.
Fonte: AC