O Departamento de Educação da Prefeitura de Porto Ferreira deu início no último dia 20 de março (quinta-feira) à primeira etapa da 4ª Olímpiada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. O lançamento aconteceu na EMEFM Mário Borelli Thomaz.
A Olimpíada da Língua Portuguesa é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo da competição é influenciar na melhoria do ensino da leitura e da escrita não só da Rede Municipal de Educação, como também da Rede Estadual.
Para o lançamento da 4ª Olímpiada de Língua Portuguesa, contou-se com a presença da prefeita Renata Braga, autoridades, professores, coordenadores, diretores, alunos e professores selecionados para a etapa regional no ano de 2012, uma vez que este concurso é lançado bienalmente.
Laiza Milene Massa, da Emef Professor José Gonso, com o professor Denis Gustavo Ruy Beozo; Marília Gabriela Valuta, da EMEFM Mário Borelli Thomaz, com o professor Vicente de Paula Zinni; e embora a aluna Maria José da Silva, por não estar presente, foi representada por sua professora Cristiane Regina Martinho; e a aluna Brenda Gabrieli da Silva foi representada pela coordenadora da EE Washington Luiz, Telma Mara.
Fizeram parte da mesa diretora os escritores e funcionários públicos Alex de Souza Magalhães, Renan Arnoni e Sandra Halleplian, que foram convidados pela prefeita Renata Braga a fazerem parte da Comissão Julgadora Municipal na 4ª Edição da Olímpiada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.
A diretora do Departamento de Educação, Maria Regina Nascimento Nery, finalizou o evento valorizando o ensino da língua, que propicia ao educando a prática, a discussão, a leitura de textos das diferentes esferas sociais, para que possam se envolver nas práticas de uso da língua, sejam de leitura, oralidade ou escrita.
Fonte: AC