Foi definido esta semana o cronograma com as datas e bairros que serão percorridos no arrastão contra a dengue que a Prefeitura de Porto Ferreira realizará no período de 10 a 17 de maio. O objetivo é recolher recipientes como latas velhas, baldes, bacias, garrafas e pneus acumulados nos quintais e terrenos para eliminar possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Está sendo solicitado aos moradores que se programem, colaborem e coloquem este tipo de material nas calçadas para o recolhimento pelas equipes. Importante também é esclarecer que não serão levados objetos como móveis, sofás e aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos.
Veja os dias e locais:
10/05 – sábado: Centro, Jardim Primavera, Vila Nova e Vila Daniel.
12/05 – segunda-feira: Jardins Modelo, Vitória, Jandyra, Bandeirantes, Independência, Sérgio Dornelles de Carvalho, Anibal e Vilas São Pedro e Sybilla.
13/05 – terça-feira: Jardim e Vila Salgueiro, Lagoa Serena, Santa Rosa 1 e 2, Recreio Aeroporto, Parque dos Laranjais, Recanto e Jardim Bela Vista, Jardim Aeroporto.
14/05 – quarta-feira: Vila Maria e Jardins Progresso, Santa Marta, Areia Branca, São Manoel e Águas Claras.
15/05 – quinta-feira: Cristo Redentor, Botafogo, Santa Cruz, Vila Real, Jardins Porto Belli 1 e 2, Las Palmas, Jardim Centenário e Jardim Paschoal Salzano.
16/05 – sexta-feira: Residencial José Gomes, Jardim Porto Seguro, Estância dos Granjeiros e Jardim Porto Novo.
17/05 – sábado: Jardins Anésia e Anésia 2.
Mais dois casos
A Seção de Controle de Vetores da Prefeitura de Porto Ferreira divulgou na quarta-feira (23/04) que foram registrados mais dois casos de dengue autóctones (contraídos no próprio município). Assim, a cidade registra em 2014 um total de oito casos (cinco autóctones). A Seção ainda aguarda os resultados de outros 24 exames.
A maior dificuldade para as equipes no combate à doença ainda é a falta de colaboração de parcela da população, que não abre suas residências para a entrada dos agentes. “Não adianta nada apenas nós fazermos a nossa parte se as pessoas não contribuírem. A dengue só se combate com a colaboração de todos”, explicou José Antônio de Thomazi, chefe da Seção.
Os casos registrados até agora foram nos seguintes bairros: Centro, Vila Daniel, Alto do Serra D’água, Santa Rosa 1 e 2. Se a pessoa apresentar sintomas deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima.
A Seção de Controle de Vetores continua fazendo um trabalho de conscientização e educação nas escolas municipais, focando as crianças para atingir os adultos. As ações nebulização de veneno também prosseguem.
Fonte: AC