A Foz, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, está investindo em melhorias na captação de água bruta do Rio Mogi Guaçu, com a instalação de equipamentos modernos a fim de melhorar o abastecimento de água do município.
No final de 2013 a concessionária adquiriu duas novas bombas que substituirão as que hoje estão em operação. Com a instalação das novas bombas, a captação terá a sua capacidade aumentada, adquirindo maior segurança para suprir a demanda em épocas de alto consumo.
Os investimentos na captação de água contemplam, além da instalação das novas bombas, a instalação de novas tubulações de bombeamento e a construção de uma nova cabine elétrica para a instalação dos transformadores de energia, modernizando este sistema que é fundamental para toda população.
“Estas melhorias são de extrema importância para o abastecimento de água do município, já que 90% da água captada para tratamento e distribuição é proveniente da captação do Rio Mogi Guaçu.” Ressalta Márcio Tanajura, diretor da Foz unidade Porto Ferreira.
Os novos equipamentos além de modernizar o sistema de captação de água, trazendo melhorias na sua operação, são considerados sustentáveis. As novas bombas possuem alta eficiência energética, aliando desempenho elevado com um reduzido consumo de energia elétrica, ou seja, a reforma da captação de água bruta de Porto Ferreira trará benefícios não somente para a população, mas também para o meio ambiente de um modo geral.