No mês de maio divulgaremos 7 datas ambientais e apresentaremos os textos por quinzena.
A iniciativa do Parque Estadual de Porto Ferreira desse projeto virtual tem o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza
03 DE MAIO – DIA DO PAU-BRASIL
Histórico
O Pau-brasil, Caesalpinia echinata Lam., foi decretado como a árvore nacional pela Lei n. 6.607 de 07/12/1978.
Nosso país é o único do mundo que possui o nome de uma árvore. Os índios a chamavam de Ibirapitanga (pau-vermelho) e os portugueses de Brasil.
Trata-se de uma espécie da Mata Atlântica, que na época do descobrimento era abundante no litoral brasileiro, principalmente no Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.
Após o descobrimento, o Pau-brasil foi indiscriminadamente explorado pelos portugueses, especialmente pelo corante vermelho, chamado brasilina, aplicado pelos europeus para tinta de escrever e para tingir tecidos. A madeira era transformada em móveis, e assim, a exportação dessa espécie foi a primeira fonte de riqueza do nosso país.
O nome científico Caesalpinia é uma homenagem ao médico e botânico italiano Andrea Cesalpino, que viveu no século XVI. Echinata significa “cheio de espinhos” em latim, e Lam é a abreviatura de Lamarck que, em 1789, descreveu pela primeira vez a espécie.
Características
O Pau-brasil pode atingir até 30 metros de altura, possui caule espinhento, copa arredondada, folhas verde-brilhantes, flores em cachos amarelo-ouro suavemente perfumadas atraindo para sua polinização vários insetos.
É também conhecida por outros nomes populares como: ibirapitanga, arabutã, ibirapitã, pau-de-pernambuco, arabutã, pau-de-tinta, pau-rosado e pau-pernambuco.
A exploração do pau-brasil durou até o século XIX, mas na medida em que outras atividades despertaram o interesse da Coroa portuguesa, sua importância foi reduzindo.
No decorrer do tempo, a exploração indiscriminada do pau-brasil acabou levando graves impactos ambientais, onde diversas espécies de animais e de plantas se extinguiram e grandes áreas ficaram totalmente improdutivas.
Na Mata Atlântica, hoje, é baixa a presença de pau-brasil. Inclusive, existe lei federal que considera crime o corte ilegal desta espécie.
Sua madeira, já muito rara, é empregada atualmente apenas para a confecção de arcos de violino, sendo exportada para inúmeros países para este fim.
O Pau-brasil ainda resiste nas florestas do país e assim como qualquer outra espécie vegetal deve ser respeitada e protegida.
Muito embora não seja nativa da nossa região, no Parque Estadual de Porto Ferreira há alguns exemplares no estacionamento e no arboreto, para que os visitantes possam conhecer essa importante árvore nacional.
03 DE MAIO – DIA DO SOLO
Definicão
Solo é um bem natural, limitado e frágil.
É a camada da crosta terrestre mais superficial, decorrente da decomposição de rochas e de outros materiais.
Para se formar um centímetro de solo é preciso um tempo que varia de 100 a 400 anos.
Principais Impactos e Importância
Qualquer uso da terra acarreta em uma mudança na dinâmica natural dos solos. Dentre essas a erosão está entre os mais alarmantes, pois pode induzir a perdas de sua eficácia produtiva; criar o aporte de sedimentos nos rios, reservatórios, lagos, lagoas e oceanos, acarretando assoreamento e contaminação dos mananciais; e a degradação dos ecossistemas como um todo, estando agregada a questões ambientais, econômicas e sociais.
Componente fundamental do ecossistema terrestre, o solo é o principal substrato utilizado pelas plantas para sua fixação, crescimento e disseminação. Além disso, o solo exerce ainda uma multiplicidade de funções: a) regulação da distribuição, armazenamento, escoamento e infiltração da água da chuva e de irrigação; b) armazenamento e ciclagem de nutrientes e, c) ação filtrante e protetora da qualidade da água.
Abrigo para diversas espécies, como roedores, minhocas, formigas, fungos, bactérias, entre outros organismos, além de ser a base para a produção de alimentos, é o solo ainda matéria prima ou substrato para obras civis (casas, indústrias, estradas), além de cerâmica e artesanato, utilizado pelo ser humano para sua segurança, conforto e embelezamento.
Em uma mesma região, podem ocorrer vários tipos de solo. No Parque Estadual de Porto Ferreira foram caracterizados sete tipos de solos que variam pela cor (vermelho, vermelho-amarelo e acinzentado), pela textura (arenoso, argiloso e misto), pela profundidade (rasos, profundos e muito profundos) pela quantidade de nutrientes e pelo teor de água (altos e baixos).
A conservação do solo contribui para o desenvolvimento das plantas e garante um ambiente mais saudável e sustentável.
05 DE MAIO – DIA MUNDIAL DO CAMPO
Definição
Campo é uma vegetação formada por herbáceas, ou seja, plantas em geral de pequeno porte, de vida média de um ano que acabam por não desenvolverem caules muito rígidos. São exemplos deste tipo de plantas as gramíneas em geral e algumas outras espécies como as cyperaceas. Estas acabam por ser os principais constituintes desta vegetação, levando em consideração que a presença de árvores é quase totalmente ausente.
Características e Importância
O campo é considerado o bioma terrestre mais amplo, responsável por compreender, aproximadamente, 24% da superfície dos continentes, o que significa cerca de 46 milhões de km2. Localizam-se, geralmente, em regiões temperadas, com verões quentes e invernos frios.
No Brasil, se destacam os campos sulinos, no estado do Rio Grande do Sul.
A agricultura é a atividade que caracteriza o desenvolvimento do homem sobre o campo e, consequentemente, a importância da preservação.
Ainda em eras remotas e desde o estabelecimento das famílias em aldeias, o processo agrícola tomou conta do dia a dia e provocou a divisão de trabalho dentro da família. Dessa forma, foi fundamental à sobrevivência do homem pré-histórico e continua imprescindível até hoje.
Esta data visa conferir à devida importância a este sistema vital à sobrevivência humana, animal e vegetal.
Em termos nacionais, o campo segue como alavanca do superávit comercial. Assim, perdura como importante geração de renda, fonte de emprego e riqueza para o país.
No Brasil esta importância é registrada com a instituição do Dia Nacional do Campo, que é comemorado em 18 de agosto, desde 2005. Com o intuito de promover a conscientização ambiental da agricultura através, por exemplo, da destinação correta de embalagens de agrotóxicos.
Fonte: Parque Estadual de Porto Ferreira