Viajou de ônibus? Veja as dicas do Procon para encerrar bem o feriadão

Para encerrar a nossa série sobre férias, vamos falar sobre viagem de ônibus, começando pelo seu direito à informação: as empresas devem manter painéis ou cartazes discriminando o destino, horários de saída e preço, em lugar visível e de fácil acesso. Fique atento ao seguro, que só poderá ser cobrado se o usuário aceitar.

As empresas devem prestar serviços de forma eficiente, com qualidade e segurança. Portanto, se o veículo usado na viagem apresentar vidros quebrados; dependências sujas; bancos quebrados e, ainda, vender mais de um bilhete para a mesma poltrona, o consumidor poderá reclamar. Para tanto, é aconselhável anotar o número de registro do ônibus e guardar o canhoto da passagem para serem usados como comprovantes.

No caso de interrupção ou atrasos, o passageiro tem direito à informação prévia e à assistência como: alimentação, local adequado para acondicionamento das bagagens, bem como pousada e hospedagem.

Quando o atraso exceder uma hora, o consumidor poderá exigir do transportador o embarque em outra empresa que preste serviço equivalente e para mesmo destino, ou restituição imediata do valor do bilhete. Se transportado em veículo de características inferiores às daquele contratado, deverá receber a diferença do preço da passagem.

A passagem poderá ser adquirida sem data de embarque, mas ela estará sujeita a reajuste de preço se não for usada dentro de um ano da data de emissão.

Cuidados com a bagagem

– Identifique a mala por dentro e por fora com o nome da cidade de origem e de destino;

– Se estiver transportando presentes, leve na bagagem de mão as notas fiscais de compra;

– Carregue os documentos pessoais e objetos de valor, como jóias, também na bagagem de mão;

– Exija que um funcionário da empresa transportadora identifique toda a bagagem com um tíquete próprio, do qual uma parte fica com o passageiro;

– Fique atento aos pertences levados na mão, principalmente nas paradas e/ou escalas.

Onde reclamar

Em caso de dúvidas ou problemas, o passageiro pode entrar em contato com um dos canais de atendimento do Procon-SP ou com o órgão de defesa do consumidor de seu município.

Também é recomendável que o consumidor formalize uma reclamação na agência reguladora de transporte terrestre de seu estado que, no caso de São Paulo, é a ARTESP- Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportedo Estado de São Paulo , ou com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Fonte: Blog do Procon e Portal do Governo do Estado
Foto: PFH

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Humor

Sem piadas hoje, só a vida mesmo.

Rádio

Cotação Diária

BRL/USDR$5,46
BRL/EURR$6,32
BRL/BTCR$606.744,44
BRL/ETHR$22.379,92
13 out · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 13 Oct 2025 13:05 UTC
Latest change: 13 Oct 2025 13:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
PORTO FERREIRA Clima
Edit Template

Cotação Diária

BRL/USDR$5,46
BRL/EURR$6,32
BRL/BTCR$606.744,44
BRL/ETHR$22.379,92
13 out · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 13 Oct 2025 13:05 UTC
Latest change: 13 Oct 2025 13:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
PORTO FERREIRA Clima

Sociais

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.