Na noite de sexta-feira (30/05), no salão social do Porto Ferreira Futebol Clube, a Associação Nós Somos Capazes promoveu uma palestra com o tema: “Educação inclusiva na perspectiva da empregabilidade, informação e orientação no setor de saúde pública e privada, inclusão social, paralisia cerebral e suas questões públicas”, proferida pela escritora Sulamita Mattoso Meninel, pelo fisioterapeuta Hermes Andrade de Santana Júnior e pela especialista em direito na área da saúde publico e privada Adriana Leocádio.
O evento contou também com a presença de membros da associação, profissionais ligados às áreas da saúde e educação e interessados no assunto.
Sulamita Mattoso Meninel, mãe de um portador com paralisia cerebral, discorreu sobre sua trajetória de luta para diagnosticar, tratar e incluir o filho Gabriel, e com sua experiência veio a ser escritora e consultora na área de inclusão social, desenvolvendo o livro Paralisia Cerebral (encefalopatia crônica não progressiva na infância) – Olá! Quer Ser Meu Amigo? Sulamita ofereceu aos participantes uma série de informações úteis e de como lidar com a situação.
Hermes Santana destacou a importância de um diagnóstico precoce da paralisia cerebral e do envolvimento de uma equipe multidisciplinar para o sucesso do tratamento, abordando o desenvolvimento motor normal e anormal da criança até um ano de idade.
Adriana Leocádio, fundadora da Associação Portal Saúde há 13 anos, entidade sem fins lucrativos que tem como missão orientar e auxiliar as pessoas em relação aos seus direitos na área da saúde, abriu o jogo sobre o custo dos tratamentos, da dificuldade dos pais proporcionarem um atendimento adequado aos filhos. A palestrante mostrou que embora a saúde, educação e segurança sejam garantidas pela constituição, há dificuldades de acesso a médicos e precariedades do sistema público de saúde, surgindo assim os planos de saúde, e o conflito destes com pacientes e médicos. No encerramento de sua palestra, Adriana respondeu a diversas perguntas dos participantes quanto a busca dos direitos garantidos pela constituição, não deixando de mostrar seu ceticismo em relação ao atendimento de todas as demandas, mas encorajando a todos lutarem pelos direitos.
Os organizadores agradeceram a contribuição dada pelos palestrantes e os presentearam com diversos mimos de Porto Ferreira.
Confira as fotos acessando o link:
http://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2014/05/31/palestra-realizada-pela-associacao-nos-somos-capazes-de-porto-ferreira-em-30-de-maio-de-2014/
O QUE É PARALISIA CEREBRAL?
Paralisia cerebral ou encefalopatia crônica não progressiva é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais.
Acontece durante a gestação, no momento do parto ou após o nascimento, ainda no processo de amadurecimento do cérebro da criança. É importante saber que o portador possui inteligência normal (a não ser que a lesão tenha afetado áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e pela memória).
Mas se a visão ou a audição forem prejudicadas, a pessoa poderá ter dificuldades para entender as informações como são transmitidas; se os músculos da fala forem atingidos, haverá dificuldade para comunicar seus pensamentos ou necessidades. Quando tais fatos são observados, o portador de paralisia cerebral pode ser erroneamente classificado como deficiente mental ou não-inteligente.
A avaliação e o tratamento da paralisia cerebral é feita por neurologistas infantis. (wikipedia)