Nesta segunda-feira, 9 de junho, foi aberto oficialmente o período de inscrições para as bolsas do processo seletivo do segundo semestre deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni).
O prazo segue aberto até as 23h59 da próxima quarta-feira (11).
Para disputar a uma das bolsas, o candidato deve ter prestado a edição de 2013 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e conquistado média igual ou maior a 450 pontos nas quatro provas objetivas do exame, além de não ter zerado a redação.
Além dos pré-requisitos acima, o interessado deve ainda se enquadrar em algumas outras exigências, conforme abaixo:
– Não possuir diploma de ensino superior;
– Ter realizado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral;
– Possuir renda familiar de, no máximo R$1.086 (um salário mínimo e meio) por pessoa, para disputa de bolsas integrais, que correspondem a 100% da mensalidade;
– Possuir renda familiar de, no máximo R$2.172 (três salários mínimos) por pessoa, para disputa de bolsas parciais, de 50% da mensalidade.
Atendendo as regras acima, o candidato deve realizar sua inscrição exclusivamente pela internet, no site do ProUni. O estudante deverá ter em mãos a senha e o número de inscrição do Enem 2013.
Cada concorrente poderá realizar inscrição em até duas opções de bolsa dentre as mais de 115 mil disponibilizadas nesta edição. A cada dia o Ministério da Educação irá atualizar a classificação parcial e as notas de corte para cada opção. Tais informações devem ser utilizados pelos candidatos para avaliar suas possibilidades e, caso necessário, alterar suas escolhas. Vale lembrar que a última alteração feita no sistema do ProUni será validada.
Após o término do prazo, duas convocações estão previstas. A primeira chamada ocorrerá no dia 15 de junho enquanto a segunda chamada acontecerá no dia 4 de julho.
Fonte: infoenem