O Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, responsável pelo Setor de Água e Esgoto do município de Santa Rita do Passa Quatro, iniciou esta semana o controle na distribuição de água na cidade.
A medida, tomada em função do longo período de estiagem, começou nesta quarta-feira, dia 2. Até que volte a chover, haverá interrupção diária na distribuição de água em toda a cidade nos horários: das 13h às 16 horas e das 22h às 5h30. O abastecimento normal irá ocorrer nos horários: das 5h30 às 13 horas e às 16h às 22 horas.
A represa Passa Quatro, que abastece a cidade, está com sua capacidade mínima de armazenamento e, neste período, a recomendação do Setor de Água e Esgoto é que a população economize água, evitando lavar calçadas ou veículos. Para este fim é possível buscar alternativas de reuso da água, como por exemplo, o excedente da máquina de lavar roupas.
Desassoreamento
Desde o início do ano, quando a falta de chuvas começou a ameaçar o abastecimento, o prefeito Leandro Luciano dos Santos solicitou ao DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), órgão do Governo do Estado, uma draga para o desassoreamento (retirada de terra) da represa.
O trabalho de retirada a terra em excesso do reservatório, visa aumentar sua a capacidade de armazenamento. O desassoreamento visa garantir o fornecimento de água mesmo em períodos de estiagem.
Ao longo dos anos como sendo principal manancial santa-ritense, a represa vem perdendo sua capacidade, enquanto a demanda cresce a cada dia. O fato alerta que medidas precisam ser tomadas, para que no futuro a cidade não fique sem o líquido essencial para a saúde e vida das pessoas. Para isso, a Prefeitura vem trabalhando em ações e buscando recursos para investimentos setor, como a procura de um novo manancial para o município.
Foto: A Represa Passa Quatro quase seca e o trabalho da draga do DAEE no desassoreamento do local (AssImp/Divulgação)