A iniciativa de divulgação de datas ambientais é do Parque Estadual de Porto Ferreira, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a temática ambiental, buscando o apoio à conservação da natureza.
DIA 17 DE JULHO – DIA DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS
O Dia Proteção às Florestas foi criado com o objetivo de conscientizar a população brasileira da necessidade de manter e recuperar as áreas verdes devastadas, principalmente por fatores não naturais (atividade humana), como especulação imobiliária, abertura de estradas e espaço para a agricultura.
O desenvolvimento a qualquer custo é um inimigo das florestas, mas é possível agir e desenvolver um País de forma sustentável, através de leis rígidas que combatem a devastação em massa e garantem o replantio das áreas afetadas.
Nosso país abriga a maior parte da Floresta Amazônica, ela representa metade das florestas que existem no mundo. Isso sem contar a Mata Atlântica que, apesar do grande desmatamento que vem sofrendo, também abriga diferentes ecossistemas. Infelizmente, por conta da devastação, hoje a Mata Atlântica conta com menos de 8% de sua área primitiva e, mesmo assim, esse pedacinho ainda sofre muita fragmentação.
*Consequências e importância
Devastar ou desmatar as florestas causa ao ambiente, sérias consequências, desde a extinção de espécies da fauna e da flora até os problemas com aquecimento global e poluição dos rios.
Mesmo com a conscientização maior, os ambientalistas continuam preocupadíssimos com a destruição das florestas. O consumo cada vez maior e a falta de políticas ambientais podem acarretar em extinção total de biomas e de espécies, tanto da flora como também da fauna.
A floresta, quando em equilíbrio, reduz ao mínimo a saída de nutrientes do ecossistema. O solo pode manter o mesmo nível de fertilidade ou até melhorá-lo ao longo do tempo. Uma floresta não perturbada apresenta grande estabilidade, onde os nutrientes, uma vez introduzidos no ecossistema, podem se reciclar por um longo tempo.
*Ações de Conservação
.
– Usar produtos feitos com madeira de reflorestamento. Existem muitas empresas que já pensam de forma sustentável e desenvolvem produtos ecologicamente corretos, com o objetivo de preservar a natureza;
– Evitar produtos feitos de madeira extraída de árvores em extinção. A castanheira-do-pará e o pau-brasil são alguns exemplos de árvores em extinção;
– Não colocar fogo em matas, principalmente no inverno quando o tempo está mais seco e os ventos mais fortes, o que faz as chamas se espalharem rapidamente;
– Não jogar lixo nas ruas, nos parques, nas praias ou estradas;
– Não soltar balões, pois, além de ser uma prática proibida por lei, pode causar danos irreversíveis tanto a paisagens naturais quanto a áreas urbanas, se cair sobre as casas ou a rede elétrica;
Usar papel reciclável e economizar no uso desse material que depende das árvores para ser feito;
– Apagar muito bem o cigarro e descartar a bituca em locais específicos.
Uma ponta de cigarro acesa pode devastar uma imensa área verde. Portanto, é muito importante não jogar esse resíduo nas matas ou beira de estradas.
Os municípios de Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro são privilegiados por ter remanescentes de florestas nativas – floresta estacional semidecidual, bem como manchas de cerrado e a mata ciliar do rio Mogi-Guaçú e de outras microbacias. Entre os principais remanescentes florestais criados por lei estão o Parque Estadual de Porto Ferreira e Parque Estadual de Vassununga.
DIA 28 DE JULHO – DIA DO AGRICULTOR
Histórico
Essa data foi instituída a partir do centenário da criação do Ministério da Agricultura, em 1960. O presidente Juscelino Kubitschek foi responsável pelo decreto que aprovou a data, pois considerava que o trabalho do agricultor foi o responsável pelo crescimento econômico do país.
Características e Importância
.
Agricultor é a pessoa que se dedica á agricultura, trabalha com o cultivo de plantações e com a terra. É aquele que levanta com o nascer do sol para produzir o alimento que está na mesa do dia-a-dia das pessoas.
Da atividade do produtor rural depende também as fibras para confecção da maioria das roupas, a madeira para construção de móveis e o papel utilizado nas atividades diárias, o combustível ecologicamente correto dos carros e muitas outras coisas usadas constantemente por todos. Por esse motivo, muitas organizações, governamentais e particulares, desenvolvem pesquisas, produtos, serviços e políticas públicas para apoiar o desenvolvimento desse setor, que é de suma importância para o desenvolvimento do país.
O agricultor se utiliza dos recursos do solo para fazer as plantações, além de utilizar maquinários e equipamentos específicos. Assim como os outros meios tecnológicos se desenvolveram, as técnicas de plantio também tiveram as tecnologias inseridas em seu contexto.
O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, sendo que os principais produtos são: cana-de-açúcar, café, soja e milho.
O grande desafio para a agricultura no futuro não é apenas produzir mais.
É preciso produzir de uma forma sustentável e para tanto é necessário a promoção da investigação e inovação, especialmente ao estabelecer-se uma relação estreita entre pesquisadores, agricultores e outros intervenientes de forma a poder acelerar o ritmo da transferência de tecnologias da ciência para a prática agrícola e permitir um retorno mais sistemático sobre as necessidades práticas entre a agricultura e a ciência.
Autoria: Andreia Luiza Baggio Rodrigues e Sonia Aparecida de Souza