O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (CEPTA), centro especializado do Instituto Chico Mendes em Pirassununga/SP, promoveu curso de capacitação no período de 21 a 25 de julho de 2014, com total de 40 horas, distribuídos em aulas teóricas e práticas, sobre o tema “Atendimento a mortandade de peixes: identificação das causas, dimensionamento das espécies afetadas e medidas de preservação e recuperação dos ecossistemas aquáticos”.
As aulas foram ministradas pelos professores e especialista do CEPTA, Dr. Geraldo José Guilherme Eysink, Dr. Paulo Sérgio Ceccarelii, Fernando Rochetti dos Santos, e Dr. José Sávio Colares de Melo.
Foram oferecidas 32 vagas distribuídas para analistas ambientais do Instituto Chico Mendes, analistas ambientais do IBAMA, Universidades, Prefeituras Municipais, sociedade civil e empresariais, e membros integrantes do Plano de Ação Nacional para a conservação das espécies ameaçadas da Fauna Aquática do Ecossistema Mogi/Pardo/Sapucaí-Mirim/Grande-PAN Mogi/Pardo/Sapucaí Mirim e Grande.
O Geólogo Sergio Antonini, membro do grupo assessor do PAN Mogi/Pardo/Sapucaí Mirim e Grande e representando a associação dos Canoeiros do Rio Mogi Guaçu de Porto Ferreira, e a Bióloga Ana Carolina de Lima, representando a Odebrecht Ambiental de Porto Ferreira, participaram da capacitação, que foi preparada para abordar temas específicos como técnicas de atendimento à mortandade de peixes: identificação das causas, dimensionamento das espécies afetadas e medidas de preservação e recuperação dos ecossistemas aquáticos.
O objetivo da capacitação foi levar ao conhecimento dos profissionais que atuam diretamente com ambientes aquáticos, técnicas de investigação de mortandade de peixes e avaliação dos danos ambientais, procedimentos de coletas de materiais biológicos, água e sedimento.
A fim de conciliar a apresentação de aspectos teóricos com a aplicação prática dos conceitos abordados, o curso se desenvolveu por meio de aulas expositivas, sendo empregados ainda, métodos de estudo de casos, dinâmicas de grupo, laboratórios e simulações práticas.
Ao final do curso os integrantes se reuniram e plantaram mudas de árvores em local especialmente preparado dentro do CEPTA.