Há mais de 50 anos, no mês de setembro, Santa Rita do Passa Quatro presta sua justa homenagem ao seu “filho” mais ilustre, o compositor José Gomes de Abreu, ou simplesmente Zequinha de Abreu. Este ano não poderia ser diferente e a 53ª edição do festival tem sua programação praticamente definida pelo Setor de Cultura, da Prefeitura Municipal.
O 53º Festival Zequinha de Abreu começa no próximo dia 16 de setembro, terça-feira, com a posse dos novos acadêmicos da Academia Santarritense de Letras e lançamento do livro “Labor, Poesia e Amor”, de Antonio Carniato, no Centro Cultural Governador Mário Covas.
A praça poeta Mário Mattoso (Estação) irá receber apresentações musicais de 17, 18 e 21, com grupos de chorinho e etapa do Campeonato Paulista de Fanfarras e Bandas, promovido em conjunto com Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP).
O destaque do festival deste ano será o lançamento do filme “Só Pelo Amor Vale a Vida”, do diretor Carlo Mossy, inteiramente rodado em Santa Rita. Haverá première no dia 19 de setembro, sexta-feira, data do aniversário do compositor, e exibição pública no dia 20, sábado, em duas sessões, no Centro Cultural Mário Covas.
Como tradicionalmente acontece, o Festival Zequinha de Abreu termina na tarde de domingo, com desfile de bandas e fanfarras na Avenida Severino Meirelles.
O homenageado
Reconhecido internacionalmente por composições como “Tico-tico no Fubá”, imortalizada por Carmen Miranda, em uma produção dos estúdios Disney, Zequinha de Abreu nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em 19 de setembro de 1880, e faleceu em São Paulo, no dia 22 de Janeiro de 1935.
Foto: Diretor e elenco do filme “Só Pelo Amor Vale da Vida”, que será lançado no 53º Festival Zequinha de Abreu (Reprodução)