No mês de agosto o Projeto Olho Vivo, promovido pela Odebrecht Ambiental em parceria com a Prefeitura Municipal e as empresas EcoPorto e Planeta Azul, completou um ano de atuação no município com a participação de 30 pontos de coleta (ecopontos) arrecadando 2.200 litros de óleo de cozinha usado.
Você sabia que 1 litro de óleo de cozinha usado descartado no ralo da pia da cozinha polui 1 milhão de litros de água? Esta quantia equivale à quantidade que uma pessoa consome em 14 anos de vida. Portanto com a coleta de 2.200 litros de óleo ajudamos a preservar 2,2 bilhão de água de nossos mananciais.
Este projeto sustentável busca conscientizar a população do descarte correto do óleo; preservar o meio ambiente com a redução do volume de óleo descartado na rede de esgoto, solo e corpos d’água. Além disso, com o Olho Vivo gera-se renda para os ecopontos, pois a cada um litro de óleo arrecadado 30 centavos são revertidos para as entidades participantes.
Neste mês os ferreirenses receberão em suas residências junto a fatura de água e esgoto, uma cartilha educativa com informações do projeto, os danos ambientais causados pelo descarte irregular do óleo, além de divulgar os ecopontos distribuídos no município.
No ultimo dia 08 de setembro iniciaram o ciclo de palestras em todos os ecopontos do município, com o intuito de promover a conscientização das pessoas para os problemas do descarte de óleo de cozinha usado na pia, ralos ou na terra. Além de ser um grande problema para as tubulações de esgoto, o descarte inadequado é um atentado ao Meio Ambiente, pois polui rios, córregos e represas.
Os volumes recolhidos nos ecopontos são destinados à fabricação de diversos produtos, como biodiesel, massas para vidros e tintas. Para separar o óleo em casa é simples: basta esperar que ele esfrie e armazená-lo em garrafas de plástico PET.
O óleo de cozinha não deve ser armazenado em embalagens de vidro, pois podem quebrar e causar acidente. A garrafa PET deve estar sempre bem fechada para evitar vazamentos. Depois é só levá-la a um ponto de coleta. Apenas o óleo de cozinha será coletado. Os óleos de veículos e equipamentos não são coletados.
A realização deste projeto faz parte do programa de trabalho técnico social da Caixa Econômica Federal.