A Seção de Controle de Vetores faz uma alerta à população para realizar a prevenção contra os carrapatos. Com o aumento da temperatura, aumentam também as infestações. Estes parasitas de ‘oito pernas’, além de causarem grandes transtornos e desconforto, também transmitem doenças para os animais e para o homem.
O carrapato, além de ser um problema dos animais, também é do ambiente. O carrapato é muito resistente em todas as suas fases de vida desde quando são larvas até ficarem adultos, por isso combater o carrapato é difícil.
Como evitar
• Verifique os seus animais de estimação com relação a carrapatos se eles passam algum tempo do lado de fora. Eles devem usar uma coleira anti-pulgas e anti-carrapatos ou outro meio de cuidados de higiene com o seu animal de estimação. O veterinário pode sugerir produtos seguros e efetivos.
• Checar pés e pernas e outras partes expostas após passeios em áreas verdes, principalmente crianças, procurando carrapatos ainda presos a pele ou sinais de mordidas. Tomar um banho logo após passeios em áreas verdes também ajuda a remover possíveis carrapatos que tenham ficado presos a pele (ou no cabelo!).
Examine bolsas, mochilas, qualquer coisa que você tenha levado, um carrapato pode pegar carona nessas coisas. Cheque cama e lençóis nos dias seguintes ao passeio, porque um carrapato não detectado pode aparecer. Roupas de cores claras ajudam na identificação de carrapatos, os deer ticks são escuros. Se você fizer uma caminhada, fique na trilha e não ande pelo meio do mato.
Fonte: AC