Aconteceu no final de novembro, no Departamento de Educação, mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE). As reuniões são realizadas mensalmente para discussões e análises dos dados apresentados pela Administração Pública. Para esta reunião foram convidados representantes de todas as unidades escolares de Porto Ferreira, da empresa que presta serviços à Prefeitura, da Seção de Vigilância Sanitária, e da Câmara dos Vereadores.
O intuito era iniciar as discussões sobre a repetição da merenda escolar e a regularização das cantinas escolares. Os temas vêm sendo tratados desde a formação anterior do CAE, mas, devido à complexidade dos assuntos, não foi possível uma decisão rápida e, muito menos, unilateral. Toda a legislação em vigor foi amplamente discutida pelos conselheiros, que também contaram com o apoio das nutricionistas do Departamento de Educação.
A repetição da merenda, por parte dos alunos, preocupa os conselheiros do CAE, porque eles já puderam presenciar crianças comendo até 6 (seis) porções de merenda. E ainda que aquela seja a única refeição do dia, concordam que ninguém pode absorver todos os nutrientes necessários numa única refeição. Também preocupa o índice de obesidade infantil que atinge grande parte da população.
A preocupação com as cantinas escolares recai, principalmente, no tipo de alimento vendido. A legislação em vigor proíbe a venda de uma série de produtos que contenham excesso de sal, açúcar e/ou óleo. Neste caso, as diretoras das escolas que possuem cantinas garantem que a lei é seguida à risca, mas alertam que muitas vezes o aluno leva, da própria casa, os alimentos proibidos.
Assim, o próximo passo do Conselho de Alimentação Escolar será organizar palestras e debates e, com o auxílio do Departamento de Educação, inseri-las nas salas de aula, para discussões com professores e alunos. Na sequência, os pais também serão chamados para estas discussões.
Visitas escolares
Os conselheiros realizam regularmente visitas às unidades escolares, fiscalizando as cozinhas e os procedimentos adotados pelas merendeiras durante o preparo e entrega da merenda aos alunos. E durantes as visitas já foi possível constatar o elevado nível do serviço prestado e a qualidade da merenda servida na rede pública. As visitas são realizadas sem prévio aviso aos diretores e funcionários.
Fonte: AC