Porto Ferreira está com uma epidemia de dengue. A situação foi confirmada pelas autoridades de Saúde e as ações para o combate ao avanço da doença, que já haviam se intensificado nos últimos meses de 2014, terão uma mobilização maior ainda a partir de sábado (10/01), quando será iniciado um período de arrastões (veja calendário dos bairros no final do texto).
De acordo com os dados da Seção de Controle de Vetores atualizados nesta terça-feira, já foram confirmados 500 casos da doença, números estes referentes ao ano de 2014. Outras 320 suspeitas ainda aguardam pelos resultados dos exames, o que pode elevar ainda mais as estatísticas.
Diante do quadro de epidemia, a Prefeitura realizará os arrastões de limpeza. As ações começam no sábado, na região central, no período das 8 horas ao meio-dia. Pede-se para a população desta área da cidade colocar nas ruas tudo o que pode acumular água parada e servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, tais como baldes, pneus, vasos, bacias, garrafas, copos e até mesmo móveis e eletrodomésticos antigos.
A prefeita Renata Braga, que retornou de férias nesta quarta-feira (07/01), mostrou-se preocupada com a situação. “Eu estive descansando no último mês, mas acompanhei os trabalhos e sei que a situação está realmente crítica. Estamos iniciando uma campanha de alerta e conscientização, além de promovermos os arrastões. Precisamos, mais do que nunca, da colaboração e participação de toda população para vencermos esta epidemia”, comentou.
Dificuldade no acesso aos imóveis
Nos últimos meses de 2014 a Seção de Controle de Vetores intensificou os trabalhos de prevenção, além do recolhimento de materiais e nebulização com veneno em locais com focos da doença. Toneladas de lixo, pneus e outros materiais foram recolhidos e centenas de quadras receberam nebulização.
O maior problema encontrado pelos agentes, no entanto, tem sido a não permissão do acesso aos imóveis pelos seus proprietários e/ou moradores. Com isso, muitos deixaram de ser vistoriados. “É uma pena, porque nossos agentes estão sempre uniformizados e identificados. Não custa nada abrir sua casa para a vistoria, uma vez que, mesmo quando encontramos uma situação com muitos criadouros, o morador não sofrerá nenhuma punição por isso, apenas será orientado”, disse José Antônio de Thomazi, chefe da Seção de Controle de Vetores
A volta das chuvas também foi um fator que contribuiu para o aumento dos casos. “Num ano de poucas chuvas e no qual registramos casos em meses que geralmente não tínhamos registros da doença, não foi surpresa o aumento do número de infectados quando a chuva voltou”, completou Thomazi.
Arrastão
Veja o calendário com os dias e bairros que receberão o arrastão contra a dengue:
Dia 10/01, sábado – Centro.
Dia 12/01, segunda-feira – José Gomes, Porto Seguro, Estância dos Granjeiros e Porto Novo.
Dia 13/01, terça-feira – Jardim Anibal, Vila Sybilla, Estância Porto Alegre (ranchos), Residencial dos Jatobás, Vila São Pedro, Sérgio Dornelles.
Dia 14/01, quarta-feira – Independência, Bandeirantes, Jandyra, Vitória e Modelo.
Dia 15/01, quinta-feira – Jardim Salgueiro, Vila Salgueiro e Lagoa Serena.
Dia 16/01, sexta-feira – Alto do Serra D’água, Santa Rosa 1 e 2, Recreio Aeroporto, Parque dos Laranjais, Recanto Bela Vista e Jardim Bela Vista.
Dia 21/01, quarta-feira – Jardim Aeroporto e Vila Maria.
Dia 22/01, quinta-feira – Santa Marta, Areia Branca, São Manoel, Jardim Dalva e Águas Claras.
Dia 23/01, sexta-feira – Jardim Anésia 1 e 2, Cuca Fresca, Jardim Dalva.
Dia 26/01, segunda-feira – Cristo Redentor, Jardim das Palmeiras, Botafogo, Santa Cruz e Vila Real.
Dia 27/01, terça-feira – Porto Bello 1 e 2 e Las Palmas.
Dia 28/01, quarta-feira – Centenário, Paschoal Salzano e São Lázaro.
Dia 30/01, sexta-feira – Jardim Primavera.
Dia 02/02, segunda-feira – Serra D’água e Jardim Progresso.
Dia 03/02, terça-feira – Vila Nova.
Dia 04/02, quarta-feira – Vila Daniel.
Fonte: AC