Na manhã de segunda-feira (13/04) representantes do Sindicer (Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Porto Ferreira) tiveram uma reunião com a prefeita Renata Braga, com o objetivo de solicitar o apoio da Administração Municipal para uma campanha de conscientização sobre o correto descarte dos resíduos sólidos das indústrias cerâmicas.
Segundo o Sindicer, atualmente é comum que este descarte seja feito de forma irregular em “lixões” clandestinos, terrenos baldios ou beira de estradas rurais. Muitas vezes as empresas que fazem este descarte também não são licenciadas.
O Sindicer informou seus associados que atualmente existe em Porto Ferreira uma empresa licenciada pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), para recolhimento de materiais como gesso, estampo, lodo cerâmico, devidamente separados.
“Nós estamos aqui hoje pedindo um apoio do governo municipal na orientação das indústrias. Isto é importante para a cidade em geral e para o meio ambiente”, disse Élio Bonelli, presidente do Sindicer.
A prefeita Renata Braga se comprometeu a dar o apoio solicitado. “O depósito irregular é um problema antigo em nosso município, que prejudica a limpeza pública e o nosso meio ambiente. Vamos checar com o nosso setor de fiscalização uma forma de poder orientar os ceramistas para que evitem esta prática”, comentou.
Durante o encontro também foi lembrado que, a partir de 2015, com a aprovação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos (PMGIRS), para que uma empresa cerâmica renove seu alvará municipal será necessária a apresentação de um certificado que comprove que os resíduos das indústrias estão sendo descartados por empresas licenciadas.
Mais informações podem ser obtidas com o Sindicer, pelos telefones 3585-4007 ou 99919-9817.
Fonnte: AC