A temporada outono/inverno é uma das mais aguardadas do ano, e quando o assunto é moda, sempre surgem dúvidas sobre como se vestir com elegância sem deixar o estilo de lado, além de estar com peças quentes e aconchegantes.
Segundo a docente da área de moda do Senac São Carlos, Patricia Scarabel, a moda está bem democrática e oferece muitas opções. “Quando falamos de cores, observamos cada vez mais um crescimento da liberdade de escolha. As coleções de outono/inverno 2015 também seguem essa tendência. O top trend da cartela de cores para estação ainda se concentra no preto, off-white, beges e cinzas, principalmente para as temáticas contemporâneas”.
De acordo com a análise da docente Patricia sobre o seminário Senac Moda Informação outono/inverno 2015, para esta estação, quatro temas são destaques nas vitrines e ruas. Os estilos Street Style, Zona de Conforto, Sessentinha e Decor Mix são os temas da estação. A docente comenta estes estilos, suas propostas e como podem ser usados:
Street Style – já apareceu em algumas coleções passadas, mistura esportes radicais e outdoor com o estilo urbano. Complementando com referências militares, temos o Urban Outdoor, naturalmente se comunicando com os esportes radicais. Podemos observar casacos e ombros bem estruturados, assim como a cintura marcada e estampas militares. Uma boa dica é combinar as estampas militares com tons terrosos. As botas, os coturnos e os tênis de cano de todas as alturas são bem-vindos, menos para as baixinhas, que devem evitar esses acessórios de cano alto, acima do joelho, chamados over knee. Esse estilo propõe um look que deixe você à vontade, mas sempre pronta para o que der e vier. Em qualquer situação, trabalho ou lazer, cuidado com o tamanho das estampas e tipos de tecidos, evitando ampliar a silhueta, mas preste atenção, só se você tiver problemas com isso, no sentido de sentir-se bem. Se estiver à vontade é o que importa.
Zona de Conforto – recorre ao simples, ao vestir descomplicado, despojado, mas elegante. Shapes com volume, casacos oversized, um certo visual masculino e andrógino. Para adesão a este estilo, você deve aceitar seu corpo como é, pois o que ele propõe são peças com muito volume, ou seja, bastante tecido, e também é isso que te trará bastante despojamento. Tecidos maleáveis e formas ampliadas, que ultrapassam o tamanho do corpo, revelando a nítida impressão de conforto. Uma boa dica é antagonizar os volumes, parte superior e inferior do corpo. Enquanto o casaco é solto e volumoso, uma calça skinny, mas com cintura alta cai super bem. Ah, pode aposentar as calças cintura baixa!
Sessentinha – vem com o estilo tomboy cada vez mais forte, introduzido pela estilista Coco Chanel, quando incorporou em suas coleções a alfaiataria nos looks femininos. O estilo Sessentinha é incorporado pelas clássicas. Tecidos e cortes de alfaiataria, além da volta avassaladora do tweed, incorporando peças econômicas e clássicas, que perdurarão várias estações frias. Se desligando da paleta sóbria – o marinho, cinza e o preto – a tendência são os pastéis misturados com os tons fortes e sóbrios e estampas com no máximo, três ou quatro cores, apontando para o Newstalgia 70. Listras, xadrez, poás e o acrílico são destaques nos acessórios, óculos e bijuterias. Moda para todos os tipos de corpos, basta criar uma harmonia em relação ao estilo e as peças do composê.
Decor Mix – aqui a atmosfera é eclética e criativa, há abundância de referências históricas e culturais que se fundem com a apreciação dos trabalhos artesanais e de vários movimentos artísticos do século 20. Estampas com temas do reino animal, construtivismo, vintage geométrico e florais vintage fazem parte desse tema. Este estilo é o de maior complexidade e menor aderência, um tanto difícil fazer essa combinação de estampas, não é simplesmente o ton sur ton ou estampas que conversam, mas a ousadia da experimentação e a liberdade de escolhas.
Acessórios – cores chamativas e materiais exuberantes, como o couro estruturado ou liso, envernizado, prensado e com textura, podem ser pintados ou em animal print. Os ideais são os ecológicos, super sustentáveis e sempre em alta. Em relação aos materiais, nesta estação as tendências são as pérolas, as pedras e as correntes de todos os tipos e banhos. As rendas, o crochê, o macramê e o tressê (couro trançado), além de trabalhos que valorizam a regionalidade, estão em alta e podem ser conferidos em acessórios e também em tricôs.
Para quem gosta de moda e de se vestir bem, e quer ter conhecimento para usar a moda a seu favor, o Senac São Carlos oferece cursos livres e rápidos na área que iniciam em maio.
Com carga horária de 15 horas, o curso Como Desenvolver sua Imagem e seu Estilo Pessoal permite ao aluno aprimorar sua imagem pessoal, explorando e selecionando recursos visuais para compor um estilo próprio e adequado ao seu tipo físico, às suas necessidades e às diferentes situações sociais.
Já o curso Confeccionador de Bijuterias tem 160 horas e capacita o profissional a criar, montar e comercializar bijuterias utilizando materiais, técnicas e acabamento diversificados, atribuindo à peça diferencial estético e em sintonia com as tendências de moda a fim de atender às necessidades do mercado, de maneira sustentável em relação ao negócio e ao meio ambiente.
Os interessados podem obter mais informações pelo site www.sp.senac.br/saocarlos ou pelo telefone (16) 2107-1055.
Serviço:
Como Desenvolver sua Imagem e seu Estilo Pessoal
Data: de 12 a 26 de maio de 2015
Horário: das 19 às 22 horas; às terças e quintas-feiras
Etiqueta Social
Data: de 9 de maio a 13 de junho de 2015
Horário: das 9 às 12 horas; aos sábados
Local: Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, nº 700
Informações e inscrições: no site www.sp.senac.br/saocarlos ou pelo telefone (16) 2107-1055.