Até quarta-feira (20/05) Porto Ferreira havia registrado no mês de maio 91 casos positivos de dengue, de acordo com os últimos números divulgados pela Seção de Controle de Vetores. O anúncio indica que a epidemia da doença perde força, em comparação aos meses anteriores, mas o trabalho das equipes de combate continua intenso.
Em 2015 já são 4.225 casos confirmados da doença, sendo 1.019 em janeiro, 1.408 em fevereiro, 1.225 em março, e 512 em abril. “Apesar da queda, não podemos parar os trabalhos de combate, pois, conforme anunciou o Ministério da Saúde na semana passada, a dengue é uma epidemia em todo o país”, diz José Antônio de Thomazi, chefe da Seção de Controle de Vetores.
Outro fator importante e que não permite o relaxamento das ações é que os ovos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegyti, sobrevivem até 1 ano. “Todos devem manter seus espaços limpos para que o mosquito não possa se reproduzir”, prossegue Thomazi.
Os trabalhos de limpeza e nebulização de veneno continuaram nas últimas semanas. A região Norte da cidade foi a última a ser percorrida, em bairros como os Jardins Porto Bello 1 e 2 e Vila Real. Esta semana houve uma pausa nas nebulizações, uma vez que, de acordo com a Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), o Ministério da Saúde não enviou mais cargas de inseticida.
Pneus
Outro trabalho que vem sendo desenvolvido pela Seção de Controle de Vetores é o encaminhamento correto de pneus inservíveis. Nos últimos 10 dias mais de 2.500 pneus de automóveis, caminhonetes, caminhões e destroços foram recolhidos por uma empresa especializada em dar destinação a estes produtos.
Fonte: AC