O vereador Élcio Arruda (PPS) solicitou, por meio do requerimento nº 330/2015, informações sobre o calendário de festividades do município para se ter a confirmação ou não da Feife e São Cristovão.
Em resposta oficial ao requerimento, a prefeitura municipal informou que no ano de 2015, a tradicional feira ferreirense (Feife) não seria mesmo realizada, entre os motivos apresentados pelo diretor de Esportes e Lazer, e responsável atualmente pela pasta de Cultura e Turismo, Carlos Eduardo Romano, em decorrência de problemas financeiros.
O documento também foi assinado pela prefeita Renata Braga, que dá o posicionamento da prefeitura. “A não realização da Feife se dá devido a inúmeros problemas financeiros enfrentados atualmente em nosso país e a necessidade do poder público municipal de se investir em obras de infraestrutura urbana como por exemplo, a finalização da avenida Rudolf Streit, que será feita com recursos dos cofres públicos municipais”.
No entanto a tradicional festa de São Cristovão está confirmada para o dia 26 de julho, domingo, com shows ainda não definidos. Adiantou porém que será nos mesmos moldes de anos anteriores, inclusive no mesmo local: o Centro Cultura Fepasa.
Élcio Arruda ainda perguntou sobre outros eventos programados para 2015 e quais os custos que a prefeitura teria, mas não foi informado na resposta recebida, devido a falta de conclusão em relação as atrações.
“Temos que ter o bom senso sobre ter o não a Feife, entendo os dois lados da moeda, o dos munícipes que querem a realização da da Feira e o dos que são contrários. Considero acertada a decisão de não realizarmos a Feife em 2015, pois o momento é desfavorável, econômico e socialmente em nosso país e nos municípios; onde não podemos nos dar ao luxo de gastarmos como ‘festas’, ainda mais se falarmos da violência crescente, não só em nossa cidade, como também em outras localidades”, comentou o vereador.
“Quando o dinheiro está escasso, devemos dar prioridade à saúde, educação e obras de infraestrutura. Tenho certeza que no próximo ano com as contas mais equilibradas, poderemos novamente realizar a tradicional Feife e outros eventos que não serão realizados este ano”.