Moradores de Porto Ferreira que possuem algum tipo de irregularidade nas ligações de água ou de esgoto têm um ótimo incentivo para buscar a regularização. A Odebrecht Ambiental lança a campanha “Regularize Já”, que isenta da multa e da cobrança retroativa o morador que, voluntariamente, procurar à concessionária e informar a irregularidade. A partir daí a empresa orienta o cliente e determina um prazo para que ele possa corrigir sua ligação. A campanha teve início na segunda-feira (31/08) e a ideia é conceder o benefício até 09 de outubro.
Segundo a Odebrecht Ambiental, o objetivo da campanha é incentivar os moradores que sempre quiseram se regularizar, mas que tinham receio das consequências. “Nossa experiência mostra que tem muita gente querendo regularizar a sua situação que só precisa de um incentivo como esse”, destaca Gustavo van Deursen, gerente de operações da Odebrecht Ambiental. Desde o início da fiscalização, a Odebrecht Ambiental já identificou diversas ligações com irregularidades, a esta fiscalização tende a aumentar até o final do ano.
Na ponta do lápis, a campanha da Odebrecht Ambiental evita que o cliente pague a multa de R$ 300,00 mais o consumo retroativo, que varia de acordo com o imóvel e pode retroagir até 3 anos. Ao informar a irregularidade à concessionária, o cliente fica isento dessas cobranças, desde que corrija sua ligação.
A concessionária estima que até 80 milhões de litros de água são furtadas todos os meses por conta de ligações clandestinas e outros tipos de fraude, como a violação de hidrômetros. Além de prejudicar o sistema de abastecimento de toda a cidade, essas irregularidades também trazem prejuízos para o meio ambiente, já que é um convite para o desperdício. “Sem a medição correta e sem pagar pela água, o morador não tem nenhum compromisso com o consumo consciente. Além disso, quem paga pela água furtada são todos os outros usuários do sistema”, lembra Gustavo.
Para obter mais informações sobre a campanha, os clientes podem entrar em contato com a Odebrecht Ambiental pelo telefone 0800 771 0001 ou comparecer diretamente à loja da Odebrecht Ambiental na Rua Nelson Pereira Lopes, 199 – Centro.
Veja aqui as irregularidades mais frequentes:
• Usar dispositivos no hidrômetro que possam comprometer a eficiência e precisão
na medição de consumo; – Travar o hidrômetro com arame, por exemplo.
• Violar ou retirar o hidrômetro ou tentar, por qualquer meio, prejudicar a precisão do mesmo; – Furar a cúpula do hidrômetro, por exemplo.
• Violar o lacre do hidrômetro, cavalete e/ou caixa padrão.
• Restabelecer ligação de água cortada pela Concessionária.
• Impedir o acesso de representante devidamente identificado da Concessionária ao hidrômetro.
• Ligar clandestinamente qualquer tubulação à rede distribuidora de água.
• Remanejar o cavalete, hidrômetro sem autorização do concessionária.