A Prefeitura de Porto Ferreira realizou nesta quarta-feira (23/09) seu primeiro pregão eletrônico e os resultados já se mostraram bem positivos: uma economia de R$ 121 mil na compra de 51 itens, o que representou valores 15% menores na média.
O pregão é feito pela empresa BLL, conceituada neste ramo. Ela é a responsável pelo fornecimento do software online do Pregão Eletrônico. O procedimento não tem nenhum custo para a Prefeitura.
O pregão eletrônico oferece vários benefícios ao município, como:
– Aumentar a transparência do governo nos processos e controle social. A modalidade de licitação é realizada totalmente via internet. O comprador e fornecedor não se identificam e qualquer cidadão pode acompanhar online toda a concorrência (pelo site http://bll.org.br).
– Diminuição do preço médio nas compras (gera economia de recursos financeiros), pois os fornecedores ofertam lances sucessivamente menores, até restar apenas um competidor
– Redução do tempo médio de realização da compra. O governo só precisa analisar a documentação da empresa vencedora da etapa de preços, e não de todos os licitantes, agilizando o processo.
A Bolsa de Licitações e Leilões do Brasil (BLL) é uma associação civil sem fins lucrativos comprometida no desenvolvimento da melhor negociação de bens e serviços via internet. Para isso, a Bolsa busca recursos dentro da mais alta tecnologia da informação, para garantir o melhor ambiente. A BLL assume o compromisso público de disponibilizar aos usuários o melhor e mais moderno sistema de compras (portal eletrônico) do mercado. Com isso, oferece a possibilidade dos melhores resultados.
A plataforma eletrônica atende todas as exigências da lei federal 10.520/02. Ao utilizar a BLL, a instituição pública cumpre a obrigação de aplicar os recursos voluntários transferidos pela União para aquisição de bens e serviços comuns na modalidade eletrônica. A Bolsa coloca à disposição do usuário ferramentas com total segurança e transparência.
Fonte: Assessoria de Comunicação