No próximo domingo (4), brasileiros irão às urnas eleger 30 mil novos conselheiros tutelares, responsáveis por proteger crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência. Esta será a primeira vez que os conselheiros serão escolhidos por meio do voto em uma eleição simultânea em todo o país. Eles terão mandato de quatro anos a partir de janeiro.
Instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), os conselhos tutelares começaram a ser instalados em 1990 e operam no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens.
Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode ajudar na escolha dos novos conselheiros. É preciso levar documento de identidade (com foto), título de eleitor e comprovante de residência.
Em Porto Ferreira a votação será realizada no anexo do prédio do Departamento de Promoção Social, localizado à avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 729, Centro, no horário das 9 às 16 horas.
Os candidatos, cuja lista está abaixo, foram classificados em processo seletivo por meio de realização de prova escrita de conhecimentos específicos, ocorrido na data de 28 de junho.
Serão eleitos os cinco candidatos mais votados, sendo os demais candidatos considerados suplentes na ordem decrescente de votação. O voto é facultativo, sendo permitido apenas que pessoas com domicílio eleitoral no município de Porto Ferreira participem do pleito.
Relação dos candidatos com os nomes como aparecerão na cédula:
– Alaní Xavier
– Ana Souza
– Andressa (Gêmea)
– Brito
– Daniela Boschini
– Daniela Miotto Borelli
– Débora Carvalho
– Dra. Fatima
– Dr. Luciano
– Geisa Cristina Barbosa da Silva
– Graziele Riolino
– Jenifer Araújo de Paula
– José Henrique – Prof. Passarinho
– Lívia Huln Fenili
– Luciane Marin da Silva Garcia Lehmkuhl
– Luiza Baía Monteiro
– Marcio Roberto Silva
– Naiara Cristina Gomes
– Natália Januzzi
– Roberta Pinto
– Rosana Santos
– Tânia Cortese
– Vânia.
Qualquer dúvida ou orientação quanto ao processo eleitoral poderá ser obtido junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, nos telefones 3585-6353 ou 3589-1260.
Fonte: Agência Brasil e Assessoria de Comunicação