Os vereadores Luiz Antonio de Moraes (Maguila), Gilson Alberto Strozzi, Sergio Martins e Rômulo Rippa, apresentaram na Sessão Ordinária do dia 26 de outubro, o Requerimento n° 575/2015, o qual cobra a Prefeita Municipal Renata Braga, para que a mesma realize com urgência, ainda esta semana, os pagamentos em atraso com o Hospital Dona Balbina, referente aos serviços médicos de Pronto Socorro, Pronto Atendimento e plantão médico, a dívida chega a aproximadamente 800 mil reais.
No requerimento, os vereadores informam que é de conhecimento da Administração Municipal que o Hospital Dona Balbina passa por dificuldades financeiras e Diretores da Irmandade haviam procurado os vereadores solicitando apoio para conseguir verbas dos governos Estadual e Federal para custeio de despesas. Os vereadores lembraram também, que foi firmado um acordo com todos os vereadores e a Prefeita Municipal, no qual parte do dinheiro que será devolvido pela Câmara Municipal à Prefeitura deverá ser direcionado ao hospital para cobrir parte das suas despesas.
Diante desta situação, onde o hospital não dispõe de recursos para prestar os serviços públicos de Pronto Socorro e Pronto Atendimento Médico sem receber os pagamentos acordados em contrato de convênio da Prefeitura Municipal, os vereadores apresentaram o requerimento.
Os vereadores ainda pedem informações se os pagamentos de subvenções e convênios de outras entidades locais também estão em atraso.
Na justificativa do requerimento, os vereadores informam que a Prefeitura Municipal necessita realizar um planejamento financeiro eficiente para manter as contas destas entidades em dia, sem atraso, pois a entidade não pode e não deve ficar mantendo prestação de serviços públicos sem receber por isso.
Registraram ainda que “como a Prefeitura Municipal tem recursos para contratar dezenas de cargos em comissão nos últimos dias, cargos estes inclusive com cunho político eleitoral, não deve estar faltando dinheiro para a Prefeita Municipal administrar as contas públicas, isso demonstra, que falta é gestão e priorização do que é importante e necessário para o município, colocando sempre os interesses públicos a frente dos pessoais ou políticos, é para isso que a Prefeita Municipal foi eleita e deve usar seu cargo”, afirmam os vereadores no requerimento.