Arrecadação chega a menos R$ 7 milhões do que era previsto para os primeiros dez meses do ano

O Departamento de Finanças da Prefeitura de Porto Ferreira divulgou esta semana um novo balanço sobre a arrecadação do município, desta vez compreendendo os dez primeiros meses do ano, ou seja, de janeiro a outubro.

De acordo com o relatório, o município arrecadou R$ 6.911.261,65 a menos do que a previsão para o período. Os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) são os principais responsáveis pelo resultado negativo.

Somente uma das fontes terá este mês uma queda de R$ 500 mil em comparação ao mesmo período de 2014.

Pagamentos e Hospital

As implicações deste quadro se mostram de diversas formas, principalmente na dificuldade de se manter em dia pagamentos de convênios e fornecedores.

Mesmo assim, o Governo Municipal vem priorizando alguns serviços, como o repasse à Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira, mantenedora do Hospital Dona Balbina. Planilha desta quinta-feira (05/11) mostra que a entidade tem a receber da Prefeitura um total de R$ 382,4 mil, referentes a três empenhos cujos vencimentos se deram no dia 20 de outubro.

Este valor é dos convênios para manutenção do Pronto-Socorro, Pronto Atendimento e plantões. Os repasses referentes ao plano de saúde dos servidores estão em dia, segundo a Prefeitura.

No dia 30 de outubro o Porto Ferreira Hoje divulgou uma matéria onde os vereadores Luiz Antonio de Moraes (Maguila), Gilson Alberto Strozzi, Sergio Martins e Rômulo Rippa reclamavam o pagamento de uma dívida da Prefeitura que chegava a aproximadamente 800 mil reais com o Hospital, objeto do Requerimento nº 575/2015 apresentado na Sessão Ordinária do dia 26 de outubro.

Em matéria postada no blog da Assessoria da Comunicação daprefeitura ontem (05/11) a prefeita Renata Braga disse não proceder a dívida de 800 mil reais, mas o site confirmou a informação junto ao Presidente da Câmara e ao Hospital, sendo que no espaço de tempo entre a apresentação do requerimento (26/10 e ontem (05/11) a prefeitura efetuou diversos pagamentos de forma que a dívida atinge atualmente R$ 382,4 mil.

Deve-se registrar que atual governo municipal assumiu a Prefeitura em 2013 tendo uma dívida de R$ 860 mil do governo passado com a Irmandade de Misericórdia, que foi quitada ainda no primeiro ano. A dívida herdada total da Prefeitura era de mais de R$ 26 milhões e cerca de 80% foram pagos até o final de 2014.

Com informações da Assessoria de Comunicação

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