Na quarta-feira (13/01) a prefeita Renata Braga recebeu em seu gabinete o diretor do Departamento de Saúde, Geraldo Alencar Ribeiro, e o chefe da Seção de Controle de Vetores, José Antônio de Thomazi, que divulgaram os últimos números sobre a dengue em Porto Ferreira.
De acordo com o levantamento, Porto Ferreira registrou 16 casos da doença no segundo semestre do ano passado. O mês de dezembro teve apenas um caso. No entanto, 41 suspeitas ainda aguardam resultados dos exames, sendo que algumas ainda referem-se a 2015.
Os números são bem melhores quando comparados com o segundo semestre de 2014, que apresentou 405 casos. Porém, de acordo com as autoridades de Saúde, o quadro ainda é muito preocupante. “Este ano está chovendo muito e quando o tempo der uma firmada a tendência é de surjam muitos criadouros, ou seja, objetos com acúmulo de água parada, onde o mosquito se reproduz”, disse Ribeiro. “Portanto, é fundamental que cada um faça a sua parte e deixe seus imóveis limpos e livres de água parada”, completou.
Na quinta-feira (14) à tarde representantes da Prefeitura tinham agendada uma reunião em São Carlos, na qual a EPTV prepara um grande mutirão contra o Aedes aegypti nas 42 cidades de sua cobertura.
Já os arrastões da Prefeitura foram suspensos na virada do ano e deveriam voltar no último sábado. Porém, devido ao tempo chuvoso, a retomada deve acontecer somente no próximo dia 23 de janeiro. “Não seria eficaz fazermos os mutirões com essa chuva toda”, explicou Thomazi.
Fonte: Assessoria de Comunicação