Na semana passada a prefeita Renata Braga e a diretora do Departamento de Educação da Prefeitura de Porto Ferreira, Maria Regina Nascimento Nery, receberam o cabo PM Osni Luciano Martins, instrutor credenciado do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Porto Ferreira, quando foi apresentado o cronograma de atividades para o ano letivo atual.
Em 2016 a previsão é de que o programa atinja mais de 750 alunos dos 5os anos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. A distribuição do curso se dará da seguinte forma:
Fevereiro a junho – Escolas Caic Professor João Teixeira (Jardim Independência), Sud Mennucci (Centro), Professor Bráulio Teixeira (Cristo Redentor), Professora Nadir Zadra Ribaldo (Alto do Serra D’água). Total de 383 alunos.
Julho a setembro – Escolas Mário Borelli Thomaz (Centro), Wladimir Salzano (Vila Maria), Professora Noraide Mariano (Jardim Primavera), Professor Agostinho Garcia (Jardim Anésia). Total de 242 alunos.
Outubro a dezembro – Escolas CE Sesi (Parque Residencial José Gomes), Colégio Cooperativo (Parque dos Laranjais), Colégio John Kennedy (Lagoa Serena) e Colégio Objetivo (Centro). Total de 132 alunos.
“Este ano o Proerd vai se estender por toda a cidade, o que é muito bom para todos. Agradeço ao trabalho incansável do cabo Osni Martins nesta luta para educar nossas crianças e mostrar o caminho do bem”, comentou a prefeita Renata Braga.
O que é
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem como base o Dare (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado nos Estados Unidos em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, em 1989. Atualmente o programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.
No Brasil, ele chegou em 1992, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
O Proerd é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Após três meses de curso as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.
Em Porto Ferreira o Proerd retomou suas atividades em 2015, em parceria com o Departamento de Educação, em cinco escolas, sendo um total de 350 alunos assistidos pelo programa.
Fonte: Assessoria de Comunicação