O escritor ferreirense Alex de Souza Magalhães se tornou membro da Ablea (Academia Brasileira de Letras dos Escritores Adventistas), em Engenheiro Coelho- SP. O evento ocorreu neste domingo, dia 07 de Fevereiro, às 09h00, Alex vai ocupar a cadeira de número 09 da Academia, que tem como patrono o escritor Rodolfo Belz, falecido em 1978 aos 79 anos em São Paulo, autor do livro Quando Tudo Falha.
No encontro foi aprovado o estatuto da Ablea e definida para 15 de maio de 2016, ainda em local a ser definido pela diretoria da Academia, no qual acontecerá a sessão solene para posse dos membros da Academia Brasileira de Letras dos Escritores Adventistas. No primeiro encontro houve a participação de intelectuais da Academia de Letras de Limeira, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho e Campinas, representada pelo seu presidente o Dr. Agostinho Tófoli Tavolaro, que discursou para os presentes sobre a importância da Academia de Letras e citou Castro Alves. Já o professor de Direito da Unip e membro da Academia Limeirense de letras, o Dr. João Augusto Cardoso, falou sobre a Academia, o escritor e o direito autoral, salientando para importância do conhecimento dos direitos morais e autorais do escritor. Nesse universo, especificou a Lei 9.610/98 que prevê uma forma especifica para a contagem do prazo de 70 anos para que uma obra intelectual integre domínio público; o prazo somente começa a fluir a partir do janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor.
O escritor Alex confessa que jamais imaginaria um dia poderia integrar uma Academia de Letras com escritores de todo o Brasil. Entre eles, estaria o escritor, pastor e orador Neumoel Stina, mestre pela Califórnia Coast University, que se tornou vice-presidente da Academia por indicação do escritor ferreirense. “Cresci ouvindo-o pregar e sei que se trata de uma dos maiores oradores do Brasil que já vi sobre um púlpito. Confesso que fiquei um pouco inibido, afinal, era o membro mais novo da academia ali presente, participando de um evento onde estaria mestres como o pastor Neumoel Stina, um espelho da oratória para mim”.
A Ablea nasceu após seis anos de luta do coordenador Camilo Martins, que por unanimidade, se tornou o presidente da Academia. Ele é morador de Artur Nogueira e integra a academia de letras daquela cidade. E foi o Pr. Camilo Martins que estendeu o convite ao escritor ferreirense para participar da academia, com o objetivo de difundir a literatura evangélica, em especifico dos Adventistas do Sétimo Dia, que creem veementemente em um segundo retorno de Jesus Cristo a esta terra para retribuir a cada humano, segundo suas obras.
Alex agradece a todos aqueles que contribuíram para sua participação ao evento. “Em primeiro lugar agradecer a Deus, porque Ele é o cerne de minha existência e capacidade para tomar decisões importantes. Agradecer ao chefe de cultura, Alan João e especificamente ao amigo Marcelo Ozelim, que tanto vem contribuindo para que seja de fato um escritor dentro da cidade de Porto Ferreira. Agradecer a família e todos os amigos que sempre estiveram torcendo por mim. Digo-lhes que esperança está vendo”.
O escritor finaliza sem deixar de expressar sua felicidade por mais essa conquista de vida e divulgar seu livro O Sucateamento do Famoso Paraíso dos Sonhos Humanos, disponível pelo www.editorabarauna.com.br ou diretamente com o autor.
.