Dori Américo, Élio Bonelli e Dr. Marcos Gimenez
Os representantes do Grupo Ecológico Minha Terra, Dori Américo (Presidente) e Dr. Marcos Gimenez (Secretário), foram recebidos no Sindicer, pelo Executivo Sindical Misael Júnior e pelo Presidente da entidade patronal, Élio Bonelli, na noite desta terça-feira, 23 de fevereiro.
O objetivo foi discutir a realização de uma parceria que propicie estudos técnicos científicos que encontrem uma solução economicamente viável para a correta destinação dos estampos e resíduos sólidos das indústrias cerâmicas de Porto Ferreira, com a criação de uma possível metodologia que venha a ser implantada nas micro e pequenas empresas do setor, visando a mentalidade de reciclagem desde o seu processo inicial de fabricação.
O Sindicer informou, inclusive, aos ambientalistas – os quais, também atuam na administração municipal de Porto Ferreira – que, o SENAI iniciou, paralelamente, pesquisas para avanços nesta área e assim, ventilou-se a possibilidade de que ambos projetos possam caminhar em parceria. O Dr. Marcos Gimenez defende doutorado na área ambiental e incluirá tais atividades em suas atuações catedráticas, objetivando aplicações realmente práticas no parque fabril ceramista ferreirense.
“Queremos contribuir para com a preservação ambiental, indo de encontro com tal proposta, que é inerente ao Grupo Ecológico Minha Terra e ao próprio governo municipal, em parceria com o SINDICER, seus filiados e, extensivamente, a todos os micro e pequenos empreendedores desta área, para avançarmos quanto a correta destinação dos resíduos, a baixo custo. São estudos ainda, mas esperamos que dentro em breve, algumas soluções possam surgir como frutos desse trabalho”, declarou Dr. Gimenez.