Anualmente, o grupo de voluntários do Hospital Amaral Carvalho, Remédicos do Riso, promove o Fórum da Alegria em Saúde, evento destinado a profissionais e estudantes de saúde, voluntários e interessados no assunto. A sexta edição será nos dias 24 e 25 de junho, em Jau-SP, e as inscrições podem ser feitas a partir de abril.
Com o tema “Basta acreditar”, o encontro terá apresentação de ilustres convidados sobre as dificuldades e maravilhas do voluntariado em diversas frentes. “Muitas vezes, encontramos obstáculos e limitações, mas devemos encará-los de maneira positiva e persistir na busca de nossos sonhos. No trabalho voluntário não é diferente, mas temos que acreditar, é o que nos move, sempre”, ressalta um dos organizadores, Rogério Fabre.
A alegria no ambiente hospitalar e entre outras formas de voluntariado, são abordadas durante todo o evento, que começa na sexta-feira com oficinas de clowns (palhaços), artes cênicas, musicoterapia, motivação, psicologia e psicoterapia.
O sábado será dedicado às palestras e atividades surpresa. “A cada edição buscamos trazer novidades, para motivar e inspirar os participantes”, o também organizador, João Alberto Rosin.
A programação e passo a passo para fazer inscrição serão divulgados no início de abril. Empresas e pessoas que quiserem contribuir com o evento devem entrar em contato pelo telefone (14) 3602-1201 ou pelo e-mail forumalegria@amaralcarvalho.org.br.
Saiba mais
O Hospital Amaral Carvalho é uma instituição centenária, referência em tratamento de câncer e transplantes de medula óssea. Recebe mais de 75 mil pacientes por ano, vindos de todo o País.
Com vocação para atendimento humanizado e de qualidade, entre as ações de assistência social, mantém grupos de voluntários em mais de 100 cidades, que oferecem apoio aos doentes e seus familiares.
No ambiente hospitalar, conta com os voluntários do Remédicos do Riso, que há 15 nos levam alegria aos usuários dos serviços de saúde e funcionários do hospital, desde os corredores até as unidades ambulatoriais e enfermarias.
O grupo tem mais de 50 integrantes que, caracterizados, amenizam o sofrimento dos pacientes e seus acompanhantes, com visitas semanais pra lá de animadas.