“Mais uma etapa concluída”. Foi assim que o diretor do Departamento de Esportes e Lazer da Prefeitura de Porto Ferreira, professor Carlos Eduardo Romano (Kadu), classificou esta que pode ser considerada uma das mais importantes conquistas do esporte ferreirense nos últimos anos. A aprovação de dois projetos esportivos na Lei Paulista de Incentivo ao Esporte mostra os avanços que a administração pública municipal vem tendo nos últimos anos, principalmente no quesito organização e planejamento.
Com a grave crise econômica vivida no país e a frequente queda de arrecadação dos municípios, a busca por alternativas que possam reduzir custos sem deixar de ofertar serviços públicos de qualidade fez com que há cerca de um ano de meio a prefeita Renata Braga solicitasse ao diretor a busca por alternativas que reduzissem os custos da sua pasta.
Na ocasião, o diretor apontou a lei como ferramenta legítima e segura para o desenvolvimento do desporto municipal. A partir daí, graças ao trabalho e empenho dos servidores do Departamento de Esportes, dois projetos esportivos foram desenvolvidos, protocolados e, finalmente, no último dia 27 de abril aprovados e publicados no Diário Oficial do Estado.
A lei de incentivo criada no ano de 2010 pelo então governador José Serra tem como objetivo não somente liberar 3% do ICMS arrecadado por empresas para projetos esportivos, mas também fazer com que os municípios se organizem dentro de um padrão de gestão esportiva, no qual a transparência é primordial.
Com a publicação no Diário Oficial no último dia 27 de abril, os projetos “Eu Pratico Esportes” e “Projeto Viva Esporte” terão como objetivo e metas o atendimento de 620 crianças e adolescentes, sendo 320 em cada projeto, com idade entre 7 a 15 anos de idade. As modalidades esportivas oferecidas são: futsal, futebol, voleibol, basquetebol, ginástica olímpica, judô e tênis de campo, sendo as duas últimas citadas como modalidade novas dentro do quadro do Departamento de Esportes.
Além do atendimento esportivo, os projetos contemplam ainda reforço alimentar durante as aulas, compra de materiais esportivos, distribuição de uniformes para todos os participantes e ainda gerará emprego, haja vista a contratação de professores de Educação Física e estagiários.
Para a prefeita Renata Braga, a aprovação dos projetos na lei de incentivo é um momento único que possibilita o fortalecimento ainda maior do esporte no município. “Estou muito feliz com a aprovação dos projetos, que mostra a forma séria e organizada como trabalhamos. Parabéns ao diretor Kadu e demais servidores envolvidos nesta conquista”, disse.
Já o diretor Kadu Romano salientou a satisfação em poder abrir novas possiblidade e formas para o fortalecimento do esporte local. “ É a realização de um sonho pessoal, abrir novas oportunidade e gerenciar para o futuro faz parte da nossa missão como amante do esporte”. O diretor frisou ainda que essa foi mais uma etapa conquistada. A partir de agora visitas em empresas já estão sendo agendadas para apresentação de ambos os projetos e a busca por patrocinadores, que poderão vincular sua marca neles”.
Fonte: Assessoria de Comunicação