O 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Regimento Anhanguera) e a Prefeitura Municipal de Pirassununga, por intermédio da Secretaria de Cultura, anunciaram a presença da Banda Sinfônica do Exército na cidade de Pirassununga.
A atividade faz parte das comemorações do “Dia do Exército” (19 de abril) e do “Dia da Cavalaria” (10 de maio), integrando também as atividades da “Semana da Música” no município.
As apresentações acontecerão nos dias 19 e 20 de maio, no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli. A Banda Sinfônica do Exército Brasileiro integra os esforços da Fundação Cultural do Exército Brasileiro ( http://www.funceb.org.br/ ) de difundir os valores nacionais à sociedade.
Entrada Franca (devido a restrições de espaço os ingressos serão limitados, devendo os interessados contatar a seção de Comunicação Social do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado ou a Secretaria de Cultura).
BANDA SINFÔNICA DO EXÉRCITO
Foi criada pela Portaria Nr 45-DEP, de 25 de junho de 2002, pelo então comandante do Exército, General Gleuber Viera, com sede em São Paulo-Capital e vinculada ao Comando Militar do Sudeste (Base de Administração e Apoio do Ibirapuera).
O plano de ação da Banda Sinfônica do Exército é fundamentalmente fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, estabelecendo um elo artístico cultural com a sociedade brasileira, constituindo-se verdadeira alavanca estratégica para a difusão da música e das tradições da Força Terrestre.
Teve como Diretor Artístico-Musical e Regente Titular o Maestro Benito Juarez e também fundador e Regente Titular do Coral da Universidade de São Paulo, o qual trouxe uma nova identidade para o desenvolvimento deste projeto cultural, emprestando seu notável conhecimento artístico e profissional, aplicando de maneira ímpar sua didática musical, dando um salto para evolução da música, principalmente a de origem erudita, dentro do Exército Brasileiro.
Atualmente tem como Diretor Artístico o Maestro Eduardo Pereira.