Na noite de segunda-feira (16/05), no Anfiteatro Isaltino Casemiro, foi realizado o evento de lançamento da 19ª edição do Concurso EPTV na escola. O concurso é direcionado a todos os alunos de 9° ano e 8ª série (EJA) de todas as escolas do município de Porto Ferreira.
A proposta é de que os alunos, em suas respectivas escolas, sejam incentivados a articular o tema deste ano – “O Brasil que eu vou ajudar a construir” – por meio de um gênero discursivo da escolha (artigo de opinião, carta, letra de música, poema, diário pessoal etc), desde que consigam explicitar o tema. No final, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região. Os autores ganham prêmios e produzem uma série de reportagens baseadas no texto das produções textuais finalistas a ser exibida pela EPTV Central.
Na oportunidade, estiveram presentes gestores, professores, alunos e pais das escolas municipais, estaduais, particulares e Sesi com o intuito de apreciar o tema “O Brasil que eu vou ajudar a construir” e prestigiar a explanação de Elaine Aparecida da Silva Alves e Noemy Braguin Motta Ferreira, mães de alunos das escolas ferreirenses e representantes da comunidade escolar que compartilharam suas expectativas relacionadas ao tema gerador. As mães focaram o discurso na educação familiar e destacaram a importância de incentivar os valores humanos diariamente, no círculo familiar, na escola e na sociedade.
Maria Regina Nascimento Nery, diretora do Departamento de Educação, deu boas-vindas aos convidados e reforçou. “Algumas práticas cidadãs precisam ser incorporadas por nós como se fossem necessidades básicas, a exemplo do tomar café pela manhã, almoçar e jantar; e de fato o são. O desejo é de que as produções textuais demonstrem a preocupação que vocês têm com o Brasil e de como podemos deixar um legado para as gerações futuras”, atraindo o olhar dos jovens e demais convidados.
O público teve a oportunidade de refletir sobre algumas boas práticas por meio da fala de Ricardo Fernandes, gestor de projetos da empresa Mercur. O convidado trouxe indagações que, se respondidas, podem contribuir significativamente para o trabalho a ser desenvolvido pelos alunos, tais como: “Apenas a reciclagem de materiais permite a preservação do meio ambiente? Podemos descascar mais e embalar menos? Qual a nossa contribuição para o mundo? Por que simples ações podem mudar a realidade que vivemos?” e demais apreciações que simbolizam a importância de viver coletivamente.
Acompanhando o evento e representando a parceria da empresa Ideal com o Departamento de Educação da Prefeitura, esteve presente também a supervisora de Marketing e Vendas da empresa, a jovem Regiane Alves Pinto. Fica registrada a gratidão dos organizadores pelo compromisso e dedicação dos convidados citados.
A equipe pedagógica e supervisão do Departamento de Educação parabeniza também os alunos de 9° ano da Emef Professora Noraide Mariano, sob orientação das professoras Amanda e Patrícia, e da diretora Tânia de F.C. Maciel Denardi, pelas belas apresentações do grupo NM: Vozes da conscientização e Manifestação Jovem. Durante as atividades do grupo foi possível observar que o envolvimento dos jovens permite despertar o senso crítico e possibilitar aos mesmos o acesso à informação de qualidade, proposta fundamental das escolas do município.
Fonte: AC