Alan João Orlando, que ocupava a chefia da Seção de Cultura de Porto Ferreira emitiu uma nota oficial sobre sua saída do órgão, alegando motivos profissionais e pessoais. Confira abaixo a nota oficial na íntegra:
“Após inúmeras reuniões com amigos, familiares, apoiadores e companheiros de trabalho, comunico minha saída como Chefe da Seção de Cultura de Porto Ferreira.
Neste período (03/2015 a 05/2016), apresentamos semanas culturais, festivais, mostras de teatro e dança, exposições artísticas, sessões de cinema, firmamos parceria junto ao Circuito Cultural Paulista que brinda o município mensalmente com atrações culturais gratuitas.
No que se refere à Escola Municipal de Música e Artes, conquistamos um recorde ao atender mais de 550 alunos, ampliamos o quadro de funcionários gerando emprego e renda, criamos novos cursos, totalizando 15 modalidades de ensino cultural gratuito. Os tradicionais festivais de Música e Dança entraram para a história da cidade ao atrair mais de 1.200 pessoas em suas apresentações.
Expusemos a cultura de maneira ampla, além de reformatá-la no próprio setor público, levamos às ruas, às instituições filantrópicas, aos bairros e comunidades escolares. Democratizamos o acesso à cultura e mostramos a sua importância para com a formação intelectual de um povo.
Agradeço à prefeita Renata Anchão Braga pelo convite para assumir esta função tão importante e pelo apoio prestado ao decorrer deste trabalho.
Aos meus amigos funcionários (Casa da Cultura “Elias dos Santos” e Escola Municipal de Música e Artes, Museu e Biblioteca “Prof. Flávio da Silva Oliveira”, e Projeto Guri), muito obrigado pelo carinho e parceria. Sem vocês, este projeto não atingiria todas as conquistas.
Por motivos profissionais e pessoais, comunico minha saída da chefia desta Seção. Dois sentimentos paradoxais me acometem nesse momento: tristeza e felicidade. Triste por interromper uma rotina de conquistas e de convívio com pessoas queridas, e feliz por saber que finalizo meu trabalho com tantos amigos, gestos de carinho e pela oportunidade de trabalhar pela minha cidade.
Entretanto, minha luta por mais direitos e mais qualidade de vida para todos nós ferreirenses não para por aqui! Somente trilha outra estrada, outro caminho! Em breve, encontrar-nos-emos com um novo projeto!
‘Um sonho, que se sonha só, é apenas um sonho. Um sonho, que se sonha junto, é realidade!’
Viva a cultura! Viva a minha cidade!”