Na última sexta-feira (17/02) foi realizada na Câmara Municipal de Porto Ferreira a cerimônia de posse de presidentes de Juntas de Serviço Militar. Na oportunidade, dez prefeitos de municípios da região assumiram o cargo previsto na Lei do Serviço Militar.
O prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa, como prefeito anfitrião, falou da importância do alistamento para os jovens, momento em que através dos documentos expedidos pela Junta de Serviço Militar passam a ter o direito de exercer plenamente a cidadania.
A cerimônia, que foi presidida pelo tenente coronel Anibal Silva Batista, chefe da 5ª Circunscrição de Serviço Militar, contou com a presença do vereador Miguel Bragioni Lima Coelho, presidente da Câmara Municipal, do 1º tenente Elairton Malaquias da Maia, delegado da 12ª Delegacia de Serviço Militar, e de diversas autoridades de Porto Ferreira e de outros municípios.
Alistamento Militar
O Alistamento Militar deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 2 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar 18 anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência ou pelo site www.alistamento.eb.mil.br.
Ao término da seleção realizada pela Comissão de Seleção (CS) o cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório em:
– Organização Militar da Ativa;
– Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior a 3ª série do Ensino Médio; ou
– Tiro-de-Guerra.
O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreenderá, na Mobilização e Pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional.
A Diretoria de Serviço Militar (DSM) é o órgão de apoio técnico-normativo, encarregado de dirigir, orientar, coordenar e controlar as atividades ligadas ao Serviço Militar, no âmbito do Exército, em todo o território nacional.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da PMPF