Agência Reguladora divulga resultados de Pesquisa de Satisfação do Transporte Coletivo

A Agência Reguladora de Porto Ferreira divulgou nesta semana os resultados da Pesquisa de Satisfação dos usuários do transporte coletivo do município.

O trabalho inédito de pesquisa no munícipio, que ouviu mais de 300 pessoas todas usuárias dos transporte coletivo, e a análise dos dados coletados foram realizados pelos próprios funcionários da Agência.

Os entrevistados responderam a um questionário com 35 perguntas a respeito das linhas e horários, transporte nos finais de semana, condições da frota, atendimento aos usuários, preço e formas de pagamento. Estes quesitos puderam ser avaliados entre péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.

O resultado da análise dos dados coletados revelou informações interessantes sobre os usuários:

  • 74% são mulheres;
  • 66% têm mais de 40 anos;
  • 56% possuem o ensino fundamental completo ou incompleto, 43% o ensino médio e 1% o ensino superior;
  • 36 bairros foram identificados como local de moradia dos entrevistados, sendo os de maior representatividade:

Dentre os quesitos pesquisados que merecem maior atenção estão as formas de pagamento disponíveis e preço da passagem, porém, com a implantação da bilhetagem eletrônica, já anunciada pela Transporto, haverá uma melhora considerável. Espera-se, inclusive, que este seja um atrativo para o aumento no número de passageiros, contribuindo com a modicidade da tarifa.

Já em relação a linhas e horários no final de semana, a Concessionária esclarece que a redução da demanda tornou inviável o mesmo itinerário realizado durante a semana e já estão sendo realizadas tratativas visando solucionar o problema.

Quanto à lotação nos horários de pico, poderão ser instalados ônibus extras nestes horários conforme a demanda.

Outro ponto desfavorável foi sobre os atrasos e descumprimento de itinerários, para os quais a Agência intensificou a fiscalização e considera que medidas de trânsito como a volta do estacionamento rotativo no centro bem como das conclusões do plano de mobilidade poderão ser de grande auxílio. Além disso, considera realizar uma revisão das linhas e itinerários.

Por outro lado, os usuários avaliaram de forma positiva as boas condições da frota, o atendimento e educação com os passageiros, inclusive idosos e portadores de necessidades especiais e a forma de dirigir dos motoristas.

Élcio Arruda, Superintendente da Agência Reguladora, destacou que “a pesquisa de satisfação é o ponto inicial para a identificação dos problemas e para definir as prioridades de atuação visando a melhoria do transporte coletivo oferecido em Porto Ferreira e maior satisfação dos usuários” e parabenizou toda equipe pelo trabalho.

A pesquisa completa está disponível no site da Agência Reguladora www.arpf.com.br.

A Agência Reguladora está à disposição de todos para receber sugestões, reclamações e esclarece dúvidas através de sua ouvidoria pelo telefone 3585-7225, e-mail ouvidoria@arpf.com.br ou presencialmente à Rua Dona Balbina, 230, sala 33, 3º andar, Edifício Fratini, no centro da cidade.

Compartilhar

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ofertas

Cotação Diária

BRL/USDR$5,49
BRL/EURR$6,43
BRL/BTCR$609.577,78
BRL/ETHR$13.446,57
29 jun · CurrencyRate · BRL
CurrencyRate.Today
Check: 29 Jun 2025 10:05 UTC
Latest change: 29 Jun 2025 10:00 UTC
API: CurrencyRate
Disclaimers. This plugin or website cannot guarantee the accuracy of the exchange rates displayed. You should confirm current rates before making any transactions that could be affected by changes in the exchange rates.
You can install this WP plugin on your website from the WordPress official website: Exchange Rates🚀
Edit Template

Youtube

*Os textos publicados são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a opinião deste veículo de comunicação ou de seus controladores.

*Proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte desse portal.