A Agência Reguladora de Porto Ferreira divulgou nesta semana os resultados da Pesquisa de Satisfação dos usuários do transporte coletivo do município.
O trabalho inédito de pesquisa no munícipio, que ouviu mais de 300 pessoas todas usuárias dos transporte coletivo, e a análise dos dados coletados foram realizados pelos próprios funcionários da Agência.
Os entrevistados responderam a um questionário com 35 perguntas a respeito das linhas e horários, transporte nos finais de semana, condições da frota, atendimento aos usuários, preço e formas de pagamento. Estes quesitos puderam ser avaliados entre péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.
O resultado da análise dos dados coletados revelou informações interessantes sobre os usuários:
- 74% são mulheres;
- 66% têm mais de 40 anos;
- 56% possuem o ensino fundamental completo ou incompleto, 43% o ensino médio e 1% o ensino superior;
- 36 bairros foram identificados como local de moradia dos entrevistados, sendo os de maior representatividade:
Dentre os quesitos pesquisados que merecem maior atenção estão as formas de pagamento disponíveis e preço da passagem, porém, com a implantação da bilhetagem eletrônica, já anunciada pela Transporto, haverá uma melhora considerável. Espera-se, inclusive, que este seja um atrativo para o aumento no número de passageiros, contribuindo com a modicidade da tarifa.
Já em relação a linhas e horários no final de semana, a Concessionária esclarece que a redução da demanda tornou inviável o mesmo itinerário realizado durante a semana e já estão sendo realizadas tratativas visando solucionar o problema.
Quanto à lotação nos horários de pico, poderão ser instalados ônibus extras nestes horários conforme a demanda.
Outro ponto desfavorável foi sobre os atrasos e descumprimento de itinerários, para os quais a Agência intensificou a fiscalização e considera que medidas de trânsito como a volta do estacionamento rotativo no centro bem como das conclusões do plano de mobilidade poderão ser de grande auxílio. Além disso, considera realizar uma revisão das linhas e itinerários.
Por outro lado, os usuários avaliaram de forma positiva as boas condições da frota, o atendimento e educação com os passageiros, inclusive idosos e portadores de necessidades especiais e a forma de dirigir dos motoristas.
Élcio Arruda, Superintendente da Agência Reguladora, destacou que “a pesquisa de satisfação é o ponto inicial para a identificação dos problemas e para definir as prioridades de atuação visando a melhoria do transporte coletivo oferecido em Porto Ferreira e maior satisfação dos usuários” e parabenizou toda equipe pelo trabalho.
A pesquisa completa está disponível no site da Agência Reguladora www.arpf.com.br.
A Agência Reguladora está à disposição de todos para receber sugestões, reclamações e esclarece dúvidas através de sua ouvidoria pelo telefone 3585-7225, e-mail ouvidoria@arpf.com.br ou presencialmente à Rua Dona Balbina, 230, sala 33, 3º andar, Edifício Fratini, no centro da cidade.