A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira realizou a quarta Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano, no período de 1 a 5 de outubro, em 30 setores censitários do município para medir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
Após a digitação dos dados coletados em 600 imóveis visitados, o resultado obtido nesta avaliação foi de 1,50%, o que mostra uma redução nos índices na ordem de 0,33%, comparando-se com a avaliação realizada em julho. Lembrando ainda que no início do ano o índice estava em 2,90%
Considerando que a Organização Mundial de Saúde preconiza os índices satisfatórios abaixo de 1%, verifica-se que o município ainda possui índices de alerta. Portanto, o envolvimento da população para a manutenção dos cuidados na prevenção é essencial.
A equipe de controle de endemias mantém a realização de visitas diárias, identificando residências desocupadas, fazendo vistorias em imóveis para locação em imobiliárias para eliminar os criadouros existentes do mosquito, remoção de recipientes em terrenos baldios, e atua também em comunicação, levando orientação e informação à população sobre os cuidados de prevenção às doenças e descarte correto de inservíveis e lixo doméstico.
Apesar disso, o número de criadouros em terrenos baldios ainda permanece alto e, com o aumento de chuvas, durante todo o mês, aumenta o risco de elevação do número de mosquitos transmissores de doenças, além da presença de roedores, insetos rasteiros e escorpiões.
Calor e chuva são ambientes propícios para desenvolvimento rápido das larvas do Aedes aegypti. Todos devem ficar atentos a recipientes específicos, como lajes e calhas nesse período, pois podem estar entupidas.
Não se pode esquecer que qualquer recipiente, desde uma tampinha de garrafa, bebedouros de animais, brinquedos espalhados no quintal, piscinas fixas sem tratamento ou desmontáveis, algumas plantas como bromélias, bananeiras, espada de São Jorge, além de caixas d’água sem tampa e decantadores, representam potencial criadouro do mosquito.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: http://www.portoferreira.sp.gov.br