No último dia 20 de outubro a Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Educação, realizou a 1ª Feira da Educação Empreendedora, na praça Cornélio Procópio (central), com trabalhos de alunos, professores e a participação de pais e comunidade.
O evento foi fruto da Lei nº 3.402, de 22 de novembro de 2017, que instituiu no município o Programa de Educação Empreendedora. Nesta lei, em seu artigo 2º, o Executivo Municipal autoriza as escolas oferecerem atividades pedagógicas através de uma disciplina específica ou de ações multidisciplinares, com o objetivo de formação de crianças e jovens para o empreendedorismo.
Buscando atender a esta premissa estabelecida pela lei, desde 2017 foi firmada a parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), um serviço social autônomo brasileiro, parte integrante do Sistema S que objetiva, entre outras ações, estimular o empreendedorismo no país.
Em 2017, o município iniciou o Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), realizando um curso que procurava apresentar aos professores práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida. Em 2018, as escolas de Ensino Fundamental deram continuidade ao JEPP.
Nos mesmos moldes, outro programa a ser destacado é a Formação de Jovens Empreendedores (FJE), voltado para alunos do Ensino Médio. Este modelo de curso orienta os estudantes a reconhecerem seu potencial realizador e os incentiva a desenvolver uma postura empreendedora, para que planejem o futuro, a fim de encontrar e aproveitar oportunidades de integração no mercado de trabalho.
As Unidades Educacionais participantes foram a Emef Professora Ruth Barroso Teixeira (Jardim Porto Bello), Emef Professora Nadir Zadra Ribaldo (Alto do Serra D’água), Emef Professor José Gonso (Jardim Aeroporto) e a EMEFM Mário Borelli Thomaz (Centro). Cada UE participante apresentou estandes que atendiam às seguintes temáticas:
- 1º ano “O mundo das ervas aromáticas”.
- 2º ano “Temperos naturais”.
- 3º ano “Oficina de brinquedos ecológicos”.
- 6º ano “Ecopapelaria”.
- 7º ano “Artesanato sustentável”.
Os alunos do ensino médio desenvolveram um projeto voltado às questões étnico-raciais, apresentando na feira as etapas de desenvolvimento e as potencialidades do projeto aos visitantes, sendo que a previsão para lançamento do produto advindo deste projeto será dia 20 de novembro de 2018.
Ao total participaram 420 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, 173 alunos dos 6º e 7º anos e 150 dos primeiros anos do Ensino Médio.
A Secretaria de Educação, em nome da administração municipal, agradece à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ao Sebrae e, especialmente, aos professores e diretores que acolheram o projeto, trabalhando com afinco para a sua realização, aos pais e comunidade pela presença e incentivo e, principalmente, aos alunos que se empenharam, criaram, estudaram e se dedicaram para que a feira fosse a mostra de uma pequena parte do que aprenderam.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos