O prefeito Rômulo Rippa entregou no final da tarde de terça-feira (20/11) as obras de revitalização da Piscina Municipal Professor Oswaldo Arantes, ao lado do Ginásio Adriano José Mariano, no Centro. A partir de janeiro, o novo equipamento público vai atender a centenas de usuários em projetos esportivos (natação e hidroginástica) e de Saúde (hidroterapia).
A piscina recebeu obras de aquecimento, acessibilidade e cobertura, além de toda revitalização do espaço e dos vestiários. Foram quase R$ 1,5 milhão investidos por meio de um convênio entre a Prefeitura de Porto Ferreira e o Ministério dos Esportes.
A cerimônia de entrega reuniu autoridades, como os vereadores Gustavo Braga Coluci, Alan João Orlando, Francisco Donizete Pereira, Ismael Miguel da Silva, Gideon dos Santos e Antônio Carlos Correra; secretários municipais; servidores; e convidados. Entre eles, Mateus Roberto Fernandes, representando a Cerâmica Porto Ferreira, que doou material para a reforma dos vestiários; Marcelo Padilha Gomez, que representou o deputado federal Lobbe Neto (PSDB); o ex-chefe da Seção de Esportes e ex-vereador Sérgio de Moraes Martins, que participou da conquista da verba junto ao Ministério dos Esportes; e familiares do homenageado, os sobrinhos Benedito, Ana, Joaquim, Inês e Zobei Arantes.
A obra foi iniciada em 2011, mas estava parada quando o prefeito Rômulo Rippa assumiu a Administração Municipal, em janeiro de 2017. “Fizemos questão de dar bom andamento e entregá-la à população de nossa cidade. Parabenizo todos os envolvidos em mais esta importante conquista. E mais uma vez provamos que: trabalho sério, dá resultado”, disse o prefeito.
Oswaldo Arantes
Nasceu em Ribeirão Preto, em 26/06/1914, filho de Benedito Carlos Arantes e Josefina Santório Arantes. Formado em Pedagogia e Administração Escolar. Na adolescência foi lavrador. Passando para a maioridade, foi celeiro e, depois, ferroviário.
Participou da fundação da Escola Artesanal, hoje Escola Estadual Dr. Djalma Forjaz, na época de Escola Artesanal e Ginásio Industrial. Ocupou os cargos de professor de cerâmica, artes industriais, assistente de direção e substituiu o cargo de diretor, no final de carreira.
Foi participante da 1ª Prova de São Silvestre em Porto Ferreira (obtendo o 1º lugar), a qual foi organizada pelo chamado Partido Integralista, existente na época, tendo à frente da organização o professor Flávio da Silva Oliveira.
Por volta de 1938 ganhou um concurso realizado pela Companhia Sudan de Cigarros, no qual foi eleito o primeiro jogador de futebol da cidade.
Além de futebolista, foi presidente da Comissão Municipal de Esportes e Turismo, organizando gincanas, corridas pedestres, competição de natação no rio Moji-Guaçu (do “poção” até a ponte metálica), corridas de bicicleta, Feife, campeonatos amadores de futebol municipal, tendo sido responsável pelas caravanas de nossos atletas, masculino e feminino, em diversos Jogos Regionais do Estado.
Foi também vereador de 1948 a 1951, na gestão do prefeito Manoel da Silva Oliveira.
Foi casado com Ivone Costa Arantes, tendo uma filha, Dione, casada com Geraldo Bacarin, que lhe deram três netos.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: http://www.portoferreira.sp.gov.br