A Polícia Militar de Pirassununga desenvolve, há alguns anos, o programa social "Escolinha de Futebol da PM" um projeto social voltado às crianças carentes e com foco na escolarização e na atividade esportiva, buscando gerar cidadãos.
Este projeto visa contribuir para proteger e reintegrar socialmente as crianças e adolescentes em especial dos bairros mais carentes do município de Pirassununga, que se encontram ociosos e em estado de vulnerabilidade social.
Por meio do desenvolvimento esportivo, do lazer, do trabalho em equipe, o presente projeto, visa contribuir com a diminuição dos índices de violência, presentes nesta etapa da vida das crianças e adolescentes, bem como diminuir a evasão escolar, incentivando-os a lutar por um futuro melhor, conhecer e ingressar na carreira Policial Militar.
Dessa maneira a Polícia Militar do Estado de São Paulo, vêm contribuindo para o resgate de valores morais, cívicos e de cidadania, pois todo início das atividades as crianças cantam o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Pirassununga e participam de palestras diversas.
O projeto Escolinha de Futebol da Polícia Militar, surge na tentativa de desenvolver um trabalho baseado em conceitos e noções de responsabilidade social. Tendo como meta compreender que, feito o dever de casa de atender plenamente as necessidades dos beneciários, teremos maior valorização educacional, com redução de evasão escolar e juntamente com a integração da família com a comunidade, fortaleceremos os alicerces de uma ação cada vez mais ampla, de forma a sermos reais condutores de transformação social na comunidade onde atuamos.
Anualmente são disponibilizadas 30 vagas no período matutino e 30 vagas no período vespertino, tendo como público alvo, crianças com idades entre 09 anos e 12 anos, porém para ingresso no projeto, atualmente só serão admitidas crianças com idades entre 9 anos e 10 anos, com o objetivo de que permaneçam mais tempo sobre supervisão dos policiais militares instrutores. Para participarem do projeto as crianças deverão estar regularmente matriculadas na rede municipal de ensino e atestarem freqüência e bom rendimento escolar.
Os treinos de futebol, ocorrem as quintas-feiras no período matutino, com início às 8h e término às 10h e no período vespertino, com início às 15h e término às 17h, na sede da 3ª Companhia de Polícia Militar de Pirassununga, cito a rua Coronel Franco, 3314, bairro Posto de Monta.
Para locomoção das crianças dos bairros mais distantes, foi rmado parceria com a Prefeitura Municipal de Pirassununga, a qual fornece transporte gratuito às crianças regularmente matriculadas no projeto.
A realização e continuidade do projeto somente são possíveis com a ajuda da Prefeitura municipal de Pirassununga e alguns empresários da cidade, que nos fornece material esportivo e alimentação que é servida as crianças após os treinos.
O projeto é desenvolvido pelos policiais do PROERD, Cabo PM Mancin e Soldado PM Sanches e supervisionado pelo Capitão de Polícia Militar Neymar Pereira dos Santos, comandante do Policiamento de Pirassununga.
Observação: Se por ventura alguém ou alguma empresa deseja estar ajudando o projeto, pode estar comparecendo a sede da 3ª Companhia de Policia de Pirassununga, para obter maiores informações.
“ A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe o conito e inspirar esperança onde há desespero” Nelson Mandela