O projeto de reativação das hidrelétricas (PCH) de Cachoeira de Emas, para implantação da nova unidade de geração de energia chega a uma nova etapa. Teve início recentemente o processo de readequação do antigo Ecomuseu. A Aratu Geração S/A é responsável pela obra e pretende se utilizar somente da chamada “Usina Velha”, onde se localiza o Ecomuseu Dr. Fernando Costa (desativado desde 2010).
De acordo com o projeto da empresa, o Ecomuseu não será totalmente derrubado, mas sim sofrer readequações internas. Ele manterá os mesmos moldes arquitetônicos para preservar a estética do ponto histórico do distrito. Os móveis internos e aquários foram retirados e haverá reforma no telhado. Nesse local será a futura casa de máquinas da usina.
Na ocasião da apresentação do projeto, no ano de 2015, foram realizadas diversas reuniões algumas com participação de moradores de Cachoeira de Emas. O assunto foi polêmico e muitas pessoas foram contrárias às intervenções ao Ecomuseu.
Histórico
A Aratu Geração S/A tem como finalidade a geração de energia elétrica resultante do aproveitamento de rios e outras fontes, principalmente as renováveis. A antiga Usina Emas foi construída em 1922 pela Central Elétrica Rio Claro que a operou por 30 anos. Nos anos de 1936 a 1942 a então Companhia Energética de São Paulo – CESP construiu a nova casa de força e a estação passou a produzir 3,3 mega-watts de energia.
Alguns problemas ocorreram no caminho como as enchentes de 1970 que deixou a usina inoperante até 1974 e um problema mecânico que deixou o local parado de 1975 a 1983. Em 1987 aconteceu a desativação definitiva da usina por deficiências de operação e geração. Em 1998 aconteceu a transferência de outorga de concessão da CESP para a Elektro, que não conseguiu aproveitá-la.
Em 2007 foi dada concessão de serviço público à Aratu Geração. Quase 10 anos de passaram e, em outubro de 2017, o projeto foi finalmente cadastrado. A vigência de concessão vai até 2028 e a expectativa é de que se gere uma receita de R$ 10 milhões por ano com produção anual de energia de 53 mil mega-watts.
Fonte: http://www.fmmundial.com.br/ e